[RESENHA]"Apenas um Ano" de Gayle Forman | Por Eleni Rosa


Sinopse: Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro. Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi. Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.

Título: "Apenas Um Ano" | Editora: Universo dos Livros| Gênero: Literatura Americana, Literatura Erótica| Ano: 2015| 

Por Eleni Rosa

Sabe aqueles avisos: ‘Fumar é prejudicial à saúde’, ‘Use o cinto de segurança’, ‘Perigo, cerca elétrica’. Pois é, para a leitura de ‘Apenas um Ano’ segue o meu aviso: ‘Para evitar ansiedade esse livro deverá ser lido, essencialmente, após a leitura de ‘Apenas um Dia’.

‘Apenas um Ano’ traz a história de Willem que tenta reencontrar ‘Lulu’, a garota que conheceu em Paris e abalou suas convicções de namorador inveterado mais do que ele imaginava, mas, infelizmente, este jovem não sabe seu nome, telefone ou endereço, apenas o apelido: ‘Lulu’.

O livro começa com o personagem internado em um hospital parisiense, depois de sofrer algumas lesões devido a uma briga ou um acidente, afinal ele tem dificuldades para se lembrar o que verdadeiramente aconteceu, mas tem a certeza de que, alguém, em algum lugar, o espera e que ele precisa encontrar essa pessoa urgentemente.  

É possível perceber, após a leitura das primeiras páginas, que Willem é o tipo de jovem aventureiro, que adora viajar e descobrir novos lugares, conhecer pessoas, isso é o que o motiva. Um verdadeiro mochileiro que não consegue ficar parado. Embora, no fundo, suas  viagens na verdade não passam de fugas, já que o rapaz passou por uma fase de perda muito difícil e essa foi a primeira solução para escapar dos seus problemas.

Porém, após conhecer ‘Lulu’, Willem entra em um grande conflito interno. Ele se vê diante do improvável: uma garota mexeu com seus sentimentos. Inacreditável para ele e para todos que o cercam. Afinal, a segunda fórmula encontrada para fugir dos seus problemas, além da descrita acima, foi usando as garotas, ele nunca havia se apaixonado. Assim, nosso novo ‘Romeu’ deixa seu lado ‘Don Juan’ de lado e começa uma grande investigação, a lá Sherlock Holmes, decidido a encontrar ‘Lulu’.

Willem acredita no destino e que tudo o que acontece não pode ser um simples acidente. Desse modo ele consegue convencer seu amigo Broodje a ajudá-lo. E usando apenas pistas das conversas que teve com ‘Lulu’, em Paris, as mínimas partes que recordava, ele inicia a jornada pelo México... vai até a Índia e entre uma viagem e outra ele vai conhecendo pessoas que o ajudam nessa empreitada e, de alguma forma, também o ajudam a se encontrar, a solucionar questões internas que o perturbam há anos. 

Achei bem leve a narrativa da autora Gayle Forman, o livro é cheio de frases shakespearianas, lembrando que Willem é ator e, em uma das viagens, chega a atuar em uma peça de Shakespeare. Dá vontade de ler novamente Romeu e Julieta ou, devido às viagens, pegar uma mochila, o passaporte e sair pelo mundo. Muito interessante à abordagem.

Mas, bem da verdade, fiquei irritada com a morosidade dos fatos. Forman quase me matou de curiosidade, fui salva ao bisbilhotar alguns blogs e afins. Ah! Não, não digito mais nenhuma sílaba em relação ao desfecho dessa história. Se eu sou ansiosa, quero que todos passem por esta situação. Sim, este é um momento ‘madrasta’ desta resenhista. 

Então, a dica é: leiam os livros ‘Apenas um Dia’ e ‘Apenas um Ano’ e depois digam o que acharam. A meu ver é uma ótima pedida para quem adora romance. E eu fico no vazio, por ter lido apenas o segundo.  

O post [RESENHA]"Apenas um Ano" de Gayle Forman  | Por Eleni Rosa apareceu primeiro em  APENAS Impressões Literárias .

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...