[CINEAIL - Especial OSCAR 2015] "Sniper Americano", de Clint Eastwood por Mac Batista"


Sinopse: Chris Kyle (Bradley Cooper) é um atirador de elite das forças especiais da marinha dos Estados Unidos que, em dez anos (1999-2009) se tornou uma lenda, tendo assassinado mais de 150 pessoas durante o tempo em que serviu no Iraque. Kyle recebeu diversas condecorações por sua atuação. Sua única missão era proteger seus companheiros. O filme é uma adaptação do livro American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History, escrito pelo próprio militar.
SNIPER AMERICANO (AMERICAN SNIPER)
Dirigido por: Clint Eastwood
Elenco: Bradley Cooper, Kyle Gallner, Siena Miller, Brian Hallisay
Origem: EUA, 2015, 14 anos
Estréia: 19/02/2015
Indicado a categoria de "Melhor Ator", "Melhor Filme", "Melhor Roteiro Adaptado", "Melhor Edição", "Melhor Edição de Som" e "Melhor Mixagem de Som"

Por Mac Batista


"Sniper Americano" conta a história de Chris Kyle, o atirador mais letal da história militar dos EUA. De acordo com o filme, Kyle eliminou 255 inimigos, tendo 166 destas mortes sido confirmadas oficialmente pelo Pentágono.

Mas este filme não fala apenas dos horrores que os soldados vivenciaram na guerra dos EUA contra o Iraque. Ele aborda profundamente as questões psicológicas de homens que arriscam as próprias vidas em prol de uma pátria.


No caso de Chris Kyle, desde de pequeno ele foi criado para ajudar e proteger aqueles que estão em perigo. O telespectador percebe isto no tratamento que ele tem com o irmão mais novo e forma como ele é educado pelo próprio pai. E, posteriormente, na guerra quando sua única missão é proteger seus companheiros.
 
Os efeitos do estresse pós-traumático  que a guerra causa nestes homens são muito bem explorados no filme. No caso de Chris, ele não consegue se abrir, expor o que sente em relação a tudo que ele viveu na guerra e isto acaba afetando a sua convivência familiar.

Ele cria uma "dependência" do ambiente estabelecido no campo de batalha que mesmo em seus dias de folga, ele não consegue se desligar da tensão em que ele vive quando coloca a sua missão em prática. Este fato o consome de tal forma que seja ser , às  vezes, angustiante. E, apesar de ser um bom pai e marido, ele não consegue se sentir feliz e completo se não estiver ajudando aqueles que estão em perigo.  

É seguindo esta linha que Clint Eastwood conduz a história de Chris Kyle, mostrando ao telespectador com este homem se tornou uma lenda, admirado e invejado por muitos, recebendo diversas condecorações por sua atuação.

Apesar de ser um filme politicamente correto, acredito que não merecia ser indicado ao Oscar de "Melhor Filme", "Melhor Roteiro Adaptado" e "Melhor Ator", pois o mesmo não ficou a contento.

Bradley Cooper até tenta dar vida a essência de Chris Kyle, mas não consegui senti nenhuma emoção com sua atuação. Sienna Miller, a esposa, foi bem mais convincente que Cooper. E Clint Eastwood já foi melhor sucedido como diretor em seus filmes anteriores como o  memorável "Menina de Ouro" (2004).

No mais - com muitas cenas de tiros, explosões e estilhaços - "Sniper Americano" é apenas mais um entretenimento para quem curte este estilo de filme. E não criem mais expectativas do que isto!

Curiosidades:

  • Sniper Americano é uma adaptação do livro American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Military History, escrito pelo oficial Chris Kyle. A obra ficou 13 semanas na lista de best-sellers do jornal The New York Times.
  • Clint Eastwood assumiu a direção do filme após Steven Spielberg abandonar o projeto em função do orçamento limitado.
  • O ator Bradley Cooper apostou no potencial do livro de Chris Kyle e adquiriu os direitos da obra. Desde o início o ator queria o papel principal do longa.
  • Bradley Cooper engordou 18 kg para o papel do oficial da Marinha.
  • Em 2013, Chris Kyle foi assassinado num campo de tiro por um fuzileiro naval que sofria de estresse pós-traumático.

Assistam ao trailer:



O post  [[CINEAIL - Especial OSCAR 2015] "Sniper Americano, de Clint Eastwood - Por Mac Batista"   apareceu primeiro em  APENAS Impressões Literárias.

1 comentários :

  1. Clint Eastwood tentou fazer um bom trabalho neste filme , embora tenha sido sob o foco de muitas críticas , acho Sniper americano é um bom filme, tem boas performances e efeitos que surpreendem

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...