
Sinopse: Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) é um jovem determinado que sempre está em busca de fortes emoções. Um dia, quase por acaso, Louis descobre o mundo em alta velocidade do jornalismo sensacionalista, onde equipes de filmagem freelanches gravam imagens de crimes e acidentes chocantes para depois vendê-las para telejornais. Em busca das cenas perfeitas, ele é capaz de arriscar a sua e a vida de outras pessoas.
O ABUTRE (NIGHTCRAWLER)
Dirigido por: Dan Gilroy
Elenco: Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Bill Paxton, Ann CusackOrigem: EUA, 2014, 16 anos
Indicado ao Oscar 2015, na categoria "Melhor Roteiro Original"
Por Mac Batista

Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) é um homem com problemas de socialização. De olhar frio e sombrio e que tenta esconder o lado obscuro de sua personalidade sempre dizendo palavras positivas. Apesar de seus esforços para aparentar inocência e simpatia, Bloom não consegue esconder o abismo de suas concepções diante da vida.
Desempregado e sem amigos, Louis busca por uma oportunidade para ganhar dinheiro fácil e rápido. E é quando ele testemunha um acidente e, posteriormente, a performance de um paparazzi. Então, ele resolve se embrenhar pelo mundo das notícias midiáticas, se especializando em furos sensacionalistas.

A falta de moralidade ou consciência transforma Bloom de um simples anônimo a um fenômeno. Ele não somente captura imagens chocantes, Louis se torna perito em manipular uma cena de crime quando ninguém está por perto. Provoca incidentes para que possa ser o primeiro a chegar no local, além de filmar estas tragédias em closes para lá de absurdos.
"se você está vendo uma câmera, provavelmente está tendo o pior dia de sua vida"(Louis Bloom)

Dan Gilroy escreveu um roteiro muito inteligente e passou a sua mensagem na medida certa. Com certeza, mereceu a indicação na categoria de "Melhor Roteiro Original". E, apesar do que muitos possam imaginar, existem sim uma crítica sutil em relação a este tipo de prática: o consumismo do sensacionalismo. E deixa bem claro que todos (a sociedade, os paparazzis e as emissoras) seguram, em suas mãos, a fatia do bolo. Por outro lado, fica nítido também a questão da oferta e demanda, afinal, o telejornalismo compra e vende o quê o público quer assistir.
Enfim,"O Abutre" é um filme, no mínimo, incômodo e recheado de um humor negro que apenas mostra a realidade do cotidiano sombrio do telejornalismo. Com um elenco a contento e fotografia que condiz com o tema, o filme é recomendado.
Curiosidades:
- Jake Gyllenhaal perdeu 15 quilos para interpretar o paparazzo Lou Bloom.
- Para a composição de seu personagem, o ator acompanhou a rotina de paparazzi que perseguem ambulâncias.
- Durante as filmagens, Jake Gyllenhaal bateu a mão num espelho e ficou com um corte profundo e teve de levar pontos.
- O diretor Dan Gilroy e a atriz Rene Russo são casados desde 1992.
- O Abutre teve orçamento de US$ 8 milhões.
Assistam ao trailer:
O post [CINEAIL - Especial OSCAR 2015] "O Abutre" de Clint Eastwood - Por Mac Batista apareceu primeiro em APENAS Impressões Literárias .
0 comentários :
Postar um comentário