[CINEAIL - Especial OSCAR 2015] "Garota Exemplar"de David Fincher por Mac Batista" - ATUALIZADO


Sinopse: Baseado no livro de Gillian Flynn, "Garota Exemplar" mergulha no mistério do desaparecimento de Amy (Rosamund Pike), cujo principal suspeito é seu marido Nick Dunne (Ben Affleck). O desaparecimento de Amy no dia do seu quinto aniversário de casamento levanta várias tesesÀ medida que as revelações sobre o caso se desenrolam, fica claro que a verdade não é o forte do casal.


GAROTA EXEMPLAR (GONE GIRL)
Direção: David Fincher
Elenco: Ben Affleck, Rosamund Pike e Neil Patrick Harris
Origem: EUA,  2014, 16 anos.


Indicado ao Oscar 2015, na categoria de "Melhor Atriz" 

Adquira o livro, aqui.


Por Mac Batista



"Garota Exemplar" , baseado no Livro de  Gillian Flynn  - que leva o mesmo título - e dirigido por David Fincher, conta a história de  Amy Dunne (Rosamund Pike) que desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) desesperado.  

Conforme os dias vão passando, ele começa a se descontrolar, agindo de forma estranha e abusando das mentiras. O quê o torna o principal suspeito perante a Polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick Tenta provar sua inocência e,  ao mesmo tempo, descobrir o que aconteceu com Amy. 


Com uma reviravolta atrás da outra, o filme surpreende com o excelente roteiro, elenco e fotografia. A trama realmente consegue prender a atenção e fazer  o telespectador odiar e admirar Amy e Nick Dunne, deixando em cada um aquela velha sensação de que nenhum casal está livre de passar pela mesma situação. E, por mais que vivam ao lado da mesma pessoa por anos, nunca a conhecerão de verdade.




Rosamund Pike está excelente como Amy! Ela convence realmente e nos arrepia com um jeito peculiar de olhar que só os psicopatas têm! 

Sua indicação  para o Oscar de "Melhor Atriz" foi merecida!  

Ben Affleck teve um desempenho politicamente correto e conseguiu segurar a responsabilidade em ser mais um protagonista. 

O filme "Garota Exemplar" possui três formas de estruturação na trama muito interessantes: 

A primeira refere-se a forma como o Fincher conduz a trama, o diretor consegue manter o controle absoluto da tensão e distensão, sob a atmosfera de um grande suspense, mantendo a plateia presa a cada cena. 


A segunda, que é utilizada como pano de fundo, é a crítica que Fincher faz à sociedade da informação. 

No filme, Amy Dunne inspirou a série de livros infantis, muito popular nos  EUA, chamado "Amazing Amy (Amy Exemplar)" e o seu desaparecimento transforma a vida de seu marido e familiares em um grande circo midiático.


A terceira é a mais complicada e problemática porque refere-se a mentalidade dos homens em relação a instituição "casamento", transformando"Garota Exemplar" na personificação de todos os pesadelos masculinos.

Realmente este é um filme muito bom e é claro que o recomendo! No entanto, faço uma ressalva de que os casais que estejam passando por alguma crise conjugal evitem este filme. 

Sabem com é, né?! A mente do ser humano é capaz de bolar os planos mais macabros que até mesmo Deus duvida! 

Assistam ao trailer:



O post  [CINEAIL - Especial OSCAR 2015] "Garota Exemplar, de David Fincher, Por Mac Batista" - ATUALIZADO apareceu primeiro em  APENAS Impressões Literárias.

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...