[RESENHA] "Procura-se Marido" de Carina Rissi, Por Mac Batista

Sinopse: Alicia sabe curtir a vida. Já viajou o mundo, é inconsequente, adora uma balada e é louca pelo avô, um rico empresário, dono de um patrimônio incalculável e sua única família. Após a morte do avô, ela vê sua vida ruir com a abertura do testamento. Vô Narciso a excluiu da herança, alegando que a neta não tem maturidade suficiente para assumir seu império – a não ser, é claro, que esteja devidamente casada. Alicia se recusa a casar, está muito bem solteira e assim pretende permanecer. Então, decide burlar o testamento com um plano maluco e audacioso, colocando um anúncio no jornal em busca de um marido de aluguel. Diversos candidatos respondem ao anúncio, mas apenas um deles será capaz de fazer o coração de Alicia bater mais rápido, transformando sua vida de maneiras que ela jamais imaginou. Cheio de humor, aventura, paixão e emoções intensas, Procura-se um marido vai fisgar você até a última linha.


Título: Procura-se Um Marido| Autora: Carina Rissi|Editora: Verus (Record)|Páginas: 474 
Compre o seu livro, aqui!


“Você precisa é de um bom homem ao seu lado. Alguém que lhe mostre o verdadeiro sentido da vida. Precisa de um marido.”

Após descobrir a escrita maravilhosa de Fernanda Saads em "Do Seu Lado", que me fez repensar e reformular os meus conceitos à repeito da Literatura Nacional Contemporânea, eis que me deparo com mais um achado que foi o responsável por várias gargalhadas enquanto eu transitava de um coletivo para outro, indo ou voltado do trabalho, nestes últimos dias. Sim, estou falando do livro alvo na minha análise crítica de hoje: "Procura-se Marido".

Ao contrário de muitos leitores, eu sempre sigo a direção que escolho e não ligo muito para o modisto literário... pois é... sou sempre "a do contra". Portanto, para quem ainda não sabe "Procura-se Marido" é o segundo livro da autora Brasileira Carina Rissi. O primeiro, "Perdida - Um Amor Que Ultrapassa As Barreiras do Tempo" também foi um sucesso de crítica. Eu o tenho, mas ainda não tive tempo para lê-lo. 

Bem seguindo a boa crítica do primeiro livro e também da resposta positiva do público referente ao segundo, iniciei a leitura de "Procura-se Marido". E, meus caros companheiros, não me arrependi da escolha, me deliciando com cada página desta história engraçada, romântica, interessante e que representou - com categoria - o gênero Chick-Lit.

Em "Procura-se Marido" vocês acompanham a história de Alicia, uma típica patricinha de 24 anos, herdeira de uma fortuna incalculável e que se vê de uma hora para outra, após a morte de seu avô. Alicia encontra-se num impasse: ao mesmo tempo que precisa trabalhar (seu avô lhe impõe um emprego vitalício na empresa que era dono, a L&L Cosméticos), ela não quer fazer isto; mas ela mal sabe que não tem escolha, pois o emprego se torna sua única fonte de renda.  Só que o cargo de Assistente de Secretária não é tão atrativo como imaginava, menos ainda tem uma remuneração condizente ao seu estilo de vida. A saída que ela encontra é colocar um anúncio no jornal dizendo que está procurando – alugando –  um marido por um ano. E é a partir desse anúncio que ela conhece Max, seu futuro marido, pela segunda vez. E é óbvio que não contarei como eles se conheceram pela primeira vez, pois tiraria toda a graça de vocês adquirirem um exemplar para conferir todos os detalhes! :D

No entanto, posso dizer que o desenrolar da trama é bem interessante, Carina Rissi consegue amarrar todo o contexto da história sem deixar falhas, nos presenteando com personagens  que são - ao mesmo tempo - cativantes e reais. O carinho existente entre Alicia e seu avó, já falecido, é tocante. A relação que, aos poucos, ela constrói ao lado de Max é inspiradora. Me apaixonei por Max e Alicia. E, de acordo com a descrição de Rissi sobre ele... Max faz jus ao seu nome...Ele é um Maximus! (ahaha). Sem contar o amor existente entre ela e sua fiel escudeira e amiga para toda vida, Mariana (Mari).

"Procura-se Marido" é um conto da Gata Borralheira às avessas. De uma mulher que era rica e ficou pobre e teve que aprender a viver nesta condição, sem saber ao certo como fazer, apenas seguindo o próprio instinto. O melhor ainda foi perceber o amadurecimento de Alicia que passou a dar mais valor as coisas realmente importantes em sua vida, trazendo a história para o lado real do ser humano que em situações difíceis consegue crescer como  pessoa e tirar sempre o melhor de toda experiência vivida. E como eu sempre faço um paralelo entre livros e filmes...vai uma dica de um filme que eu assisti há alguns anos atrás... Se chama "Cinderela às Avessas" (1987) e sim é uma comédia...romântica. Qualquer semelhança com alguns fatos de "Procura-se Marido" será uma mera coincidência! ;)

Enfim, "Procura-se Marido", apesar de ser um autêntico Chick-Lit, consegue passar uma linda mensagem e nos ensina alguns valores morais também. Me peguei dando altas e boas gargalhadas vividas por Alice que, no início, achei um pouco chatinha, mas que - aos poucos - foi me conquistando até ganhar totalmente a minha simpatia.  Portanto, se você curte este tipo de literatura, hiper recomendo a leitura! E não vou negar... Carina Rissi ganhou mais uma fã e entrou para o meu hall de melhores escritores Brasileiros! \o/

 Bjins e inté... Mac Batista.

Sobre a autora:

Carina Rissi é uma leitora voraz, sempre lê a última página de um livro antes de comprá-lo e tem um fascínio inexplicável pelo tema “amores impossívéis". Vê nas obras de Jane Austen uma fonte de inspiração. Quando se desgruda dos livros – tanto dos que lê quanto dos que escreve –, Carina se diverte assistindo a comédias românticas ao lado da família e planejando viagens a lugares exóticos que não conhecerá tão cedo, devido ao seu pavor de avião. Ela nasceu em Ariranha, interior de São Paulo, onde mora atualmente com o marido e a filha, após ter vivido uma curta temporada na capital paulista.
Seu primeiro livro, Perdida: um amor que ultrapassa as barreiras do tempo, foi traduzido e publicado na Alemanha, onde entrou para as listas de mais vendidos. Procura-se um marido é seu segundo livro.

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...