[CINEAIL]"Hércules" de Brett Ratner, por Mac Batista

Por Mac Batista
 
Na trama de Hércules, ambientada depois dos célebres Doze Trabalhos, Hércules (The Rock) vive em desilusão, vítima de uma desgraça que se abateu sobre sua vida e família. Tem como refúgio a convivência com seus companheiros mercenários, que o ajudam nas tarefas em que são pagos para "cumprir". Contratados pelo Rei Cotys, eles treinam o exército real para se defender de uma força invasora, mas Hércules tem contra si mais de um inimigo: o seu próprio demônio personificado em seu passado.

Apesar de toda expectativa gerada em torno de Dwayne Johnson (Hércules) para interpretar este personagem nos cinemas, de todo o investimento em termos de produção e da escolha minuciosa do elenco central e secundário, o filme deixa um pouco a desejar. É claro que não é um desastre total como o "A Lenda de Hércules", lançado em Abril deste ano, mesmo assim, está longe de se igualar ou de superar o "Hércules"(1983).


Aksel Hennie (Headhunters) vive nesta atual adaptação Hércules o braço direito de Hércules, Tydeus, um guerreiro que luta com dois machados e, é tão ensandecido pelo que vivenciou no passado, que precisa ser acorrentado à noite, quando dorme. Rufus Sewell interpreta o lendário ladrão Autólico, Ian McShane faz Anfiarau, profeta guerreiro que aconselha Hércules. Anfiarau é responsável pela parte mais leve, cômica do filme. Pode-se dizer que este personagem consegue "salvar" um pouco a trama de um roteiro tão confuso e arrancar boas gargalhadas dos telespectadores. E, por último, o ator Reece Ritchie que vive Iolau, poeta, sobrinho de Hércules e relator das histórias que tornam este último uma lenda. Antje TraueIngrid Bols BerdalJohn Hurt, Rebecca Ferguson e Joseph Fiennes também estão no elenco de Hércules.
 
A ideia dos realizadores era de deixar o universo mágico mitológico de lado - presentes nos filmes anteriores - e fazer, destem, um filme de ação mais "realista". Conta-se por aí que a HQ escrita por Steve Moore já estava na mira de Hollywood desde que a editora Radical começou a publicá-la nos EUA, em maio de 2008. Só que esta "ação mais realista" se restringiu apenas a guerra psicológica vivida por cada personagem. Aqui, Hércules é apresentado como o semideus filho de Zeus que conquistou os 12 trabalhos (vocês não verão os 12 trabalhos neste filme, o que é uma pena!), apenas alguns desafios são mostrados com eficiência, em flashbacks.

No entanto, conta -como ponto positivo- o elenco secundário como já foi citado. A interatividade entre eles e o Johnson ficou na medida certa. E, apesar da fotografia um pouco confusa e o figurino caricato, "Hércules" acaba sendo um filme interessante, entretanto, instável. É inegável a boa releitura de uma história já batida e amplamente explorada pelo cinema que visa mais a questão de fé, da crença em si mesmo do que as batalhas sangrentas típicas dos filmes deste gênero. A tentativa de passar esta mensagem foi válida, mas o Hércules deste filme não será lembrado nunca, jamais pelos 12 desafios que o fizeram ser a lenda que todos conhecem. Ao término do filme, fica a sensação de que está faltando algo. De que poderiam ter investido mais nas batalhas, nas lutas e - mais - em um roteiro mais consistente! Uma pena que o sonho de Dwayne Johnson foi frustrado... e o do telespectador também!

Não se fazem mais filmes sobre o Hércules como antigamente! :(

                                                                                                            

Curiosidades
  • O filme é baseado nas HQs da Radical Comics, que foram lançadas em duas séries, The Thracian Wars e The Knives of Kush.
  • Este é segundo filme sobre o herói mitológico em 2014, o primeiro foi Hércules, protagonizado por Kellan Lutz, que chegou aos cinemas em fevereiro.
  • A direção é de Brett Ratner (Roubo nas Alturas) e o roteiro de Ryan Condol.
  • A produção fica por conta de Beau Flynn, que trabalhou com The Rock em Viagem 2: A Ilha Misteriosa (2012), Barry Levine (Oblivion) e Brett Ratner.
  • Hércules teve um orçamento US$ 100 milhões.
Sinopse: Séculos atrás, um semideus atormentado andou pela terra: Hércules (Dwayne Johnson) era o filho do poderoso Zeus. Isso não lhe trouxe nada além de sofrimento a vida inteira. Após 12 trabalhos árduos e a perda de sua família, essa alma sombria e desgastada deu as costas para aos deuses, encontrando seu consolo em batalhas sangrentas. Ao longo dos anos, ele teve a companhia de seis amigos, que tinham como único princípio o amor pela luta e a presença da morte. Eles nunca questionaram onde ou contra quem lutar, apenas perguntavam quanto ganhariam, até que o Rei da Trácia resolve contratá-los para treinar seus homens e criar o maior exército de todos os tempos.
Ficha Técnica:
Lançamento: 4 de setembro de 2014 (1h38min)
Dirigido por: Brett Ratner
Com: Dwayne Johnson, Rufus Sewell, Aksel Hennie
Gênero: Ação , Fantasia , Épico
Nacionalidade: EUA

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...