[RESENHA]"Se Eu Ficar" de Gayle Forman, Por Mac Batista

Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. 

Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. 

Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. 

Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Leia um trecho, aqui.   Adquira seu exemplar, aqui.

Quando começou a publicidade em torno deste romance, logo percebi que haveriam um quantidade gigantesca de pessoas ansiosas para garantir um exemplar para leitura e depois conferir a adaptação nos cinemas. Ah! sim, para os que ainda não sabem, este romance teve seus direitos vendidos para o cinema e no próximo mês estreará no circuito nacional. No final desta resenha, vocês poderão assistir ao trailer oficial do filme!

Em "Se Eu Ficar" o leitor se depara com a história de Mia, personagem principal e narradora deste romance. Ela é uma jovem que está prestes a se formar no ensino médio e conquistar uma vaga em na renomada Juilliard, devido a sua aptidão com violoncelo. Ao lado de Adam, seu namorado, e sua família, ela não cria muitas expectativas para o futuro, apenas deseja que as coisas continuem normais. O que ela não esperava é que sua vida mudasse completamente de uma hora para outra drasticamente.

Em uma manhã comum de fevereiro, Mia, seus pais e irmão decidem sair para passear e visitar Henry e Willow. Porém, durante o trajeto, o carro onde eles viajavam é atingido por um caminhão. E tudo, então, fica muito confuso. Sons se misturam. A Sonata para violoncelo nº 3 de Beethoven, tocando no rádio. E Mia percebe que algo muito ruim aconteceu a ela e sua família. 

Ela percebe também tem apenas uma escolha, a maior de sua vida. Seu corpo bastante debilitado é levado para o Hospital mais próximo, e após uma cirurgia delicada, Mia ver-se presa a uma cama da UTI. Então, inicia-se uma batalha interior entre o ficar e o partir. Apesar de perceber o quanto é querida pelos seus familiares, pela melhor amiga Kim e, também, pelo seu namorado Adam, o peso que sente ao constatar que nunca mais terá seus pais e irmão por perto é maior.

Mia sabe que sua família não era perfeita, mas muito unida e amorosa. Eles eram tudo o que ela tinha de mais valioso. Conforme a história toma vida, vemos uma Mia divida entre o ficar e o partir. Se ela ficar terá que arcar com as sequelas da grande tragédia que tomou conta da sua vida. Se ela partir perderá tudo ainda que lhe resta: seus avós, Adam e Kim. Mas acontecimentos são determinantes para a escolha final de Mia. E Adam, Kim, vovô e vovó são imprescindíveis em seu posicionamento final. Cada um -a sua maneira - expressa seu amor e carinho por ela, indicando-lhe o caminho  a seguir. No entanto, no fim, ela terá que tomar tal decisão sozinha. E independente de sua escolha, Mia não poderá voltar atrás depois que der o próximo passo.

Bem, mas vamos ao que interessa: a análise crítica do livro. O problema com a história é que ela é superficial demais. O tema explorado é complexo e abrangente e daria muito "pano pra manga" se tivesse sido melhor aproveitado. No entanto, toda história é contada em suas poucas 200 páginas, o que pode decepcionar um pouco aqueles que criaram uma grande expectativa. Este fato também explicar um pouco, mas não justifica, a pouca exploração no desenvolvimento do tema. A constante dialética de Mia consegue tocar os leitores, principalmente, os momentos vividos com seus avós. E, sim, é verossímil, no entanto, superficial. Um fato engraçado é que, enquanto lia, me lembrava de outros livros ou filmes que abordaram o mesmo assunto, como "E Se Fosse Verdade" que foi adaptado para o cinema e o grande sucesso "Ghost - Do Outro Lado da Vida". O segundo filme, dispensa comentários de tão bom!


A diagramação e a capa do livro estão perfeitas. A Editora sempre acerta definitivamente neste quesito! Parabéns, mais uma vez! Enfim, "Se Eu Ficar" é um livro que fala de morte, "quase morte", traumas, escolhas, amor e  esperança. Recomendadíssimo para os adolescentes de plantão. E apesar de algumas falhas em sua construção, acredito que a leitura deste livro seja muito válida.

Como disse no início desta resenha, "Se Eu ficar" ganhou adaptação para os cinema que vai estrear no próxima mês (Setembro), portanto, fiquem ligados. Leiam o livro correndoooo e deem uma conferida no filme! Depois me contem o que acharam, blz?! Ah! E este livro tem continuação que a Editora Novo Conceito adquiriu os direitos de publicação. "Para Onde Ela Foi" será publicado em Outubro deste ano.

Trailer Oficial do filme:

Boa leitura a todos... Bjins e inté, Mac Batista.

9 comentários :

  1. "Quero os 16 livros+brindes diversos que a PromoAIL #NatalLiterário no @aimpresliter12 @eumaislivros vão me dar"

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Já li algumas resenhas sobre como a autora tratou o tema de quase morte de forma superficial, mas ainda quero ler. não consegui assistir ao filme enquanto estava no cinema, agora vou ter que esperar, mas li que o filme passa mais emoção que o livro...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Evelise, eu não assisti o filme, então, não tenho como fazer comparações rss... mas quem assistiu filme e leu o livro disse que a adaptação não ficou muito diferente do livro rss

      Excluir
  3. Olá, Mac!

    Também achei Se Eu Ficar um pouco superficial demais. Para Onde Ela Foi, segundo e último volume da série, mais ainda. Eu até que gostei de If I Stay, mas ainda não tenho certeza se gosto ou não da forma de escrita e de condução de enredo da autora. Estou querendo ler "Apenas um dia", lançado mês passado pela Editora Novo Conceito, para tirar minhas dúvidas!

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, bom dia!

      Eu recebi o "Apenas um dia" da Editora. Espero também que não siga a mesma linha do "E se eu ficar" rsss

      Excluir
  4. Todo mundo ta falando desse livro acho que ele é mt bom eu quero muito ler!!
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. "Quero os 17 livros que a PromoAIL #NatalLiterário no @aimpresliter12 @eumaislivros @pocketlibro vai me dar"

    ResponderExcluir
  6. Esse eu já li, mas ainda não assisti o filme...achei delicado, e lindo! ♥

    ResponderExcluir
  7. Amei o livro e achei o filme ótimo, estou super ansiosa para ler o segundo livro Para Onde Ela Foi, vi alguns dizendo que é melhor que o primeiro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...