[RESENHA] "Encontros & Desencontros" de R. Prieto, Por Mac Batista

Sinopse: Ao abrir este livro, as portas do real e do imaginário são abertas. O leitor terá acesso à diversão, melancolia, horror e demais sentimentos humanos que fazem parte de nosso cotidiano. Os personagens serão verdadeiros amigos e companheiros de todas as idades: crianças, jovens sonhadores, senhoras idosas que compartilharão suas histórias, experiências e estarão à sua disposição para serem lidos de dia e de noite. Leia e tenha a sua própria opinião. 

Resenha: Quando recebemos, no email do AIL, o primeiro contato da autora, mostrando interesse em firmar parceria e envio de um exemplar para análise crítica, não tínhamos noção do quão prazeroso seria tal leitura.
Não precisamos dizer que R. Prieto é uma autora extremamente talentosa e delicada em sua escrita. O cuidado primoroso ao detalhar os acontecimentos  é tão instigante que não conseguimos fechar o livro até lermos a última página. Nos tornamos fãs desta autora, definitivamente. E estaremos sempre aguardando novos contos maravilhosos.

Elogios à parte à análise desta seleção de contos é o que vocês querem saber, né?! Então, logo nas primeiras páginas, vocês percebem o quanto algumas palavras podem remetê-los a uma situação de graça e angústia, de extrema ternura à dor da perda. Em outras palavras, "Encontros & Desencontros" é uma ciranda de emoções.

O livro contém nove contos bem ecléticos que podem ser analisados da seguinte maneira: "A Espera", conta a história de uma menina e seu cotidiano com as pessoas que ela ama, seus sonhos e desejos até que estes são interrompidos pelo inesperado. "A Guerra" é uma alusão as nossas perdas e as sequelas deixadas por tais traumas e como, às vezes, nem mesmo o tempo é capaz de apagar uma dor tão profunda.

"A Música" faz uma homenagem às artes: como a música e a dança, fazendo o leitor viajar com as referências de Romeu e Julieta de Prokofiev, Bolero de Ravel, as valsas de Strauss, os grandes balés de Tchaikovsky como: Quebra Nozes, A Bela Adormecida e o Lago dos Cisnes com um desfecho surpreendente. "A Vida" fala sobre a impressões do personagem a respeito da sua própria existência. A convivência com a sua melhor amiga e o ressentimento por terem se afastado para sempre, pois suas vidas tomaram rumos diferentes.

 "Cotidiano" aborda questões do dia a dia nas grandes cidades. Do quanto o ser humano vive num ciclo vicioso de horas, sempre com pressa, não percebendo as nuances a sua volta. Os detalhes dos pequenos momentos que são mais importantes em sua vida. "O Mistério" nos leva ao mundo do desconhecido, ao mundo das sombras, dos questionamentos, do inexplicável, o lado obscuro do ser humano. Afinal, todos carregam o bem o e o mal dentro de si e talvez não tenham essa noção.

"Tristeza" aborda questões de relacionamentos mal resolvidos e as sequelas que deixam marcas profundas na alma das pessoas que passam por tais desilusões. "Um Sonho"  faz uma alusão bem engraçada à história da colonização da América, de um ponto de vista bem inusitado, e as heranças deixadas para as gerações futuras, como o fato do mundo todo falar Catalão! Pois é... "Viva a Catalunha... Viva ao Império Catalão!"

"Eu Queria a “Tippy”, ganhador do Premio Especial Daniel Solano no Concurso do Dia do Livro e da Rosa, patrocinado pela Unesco, em Quito – Equador. Esta narrativa conta a história da autora quando criança e seu desejo ardente por uma boneca.

Espero que tenham gostado. O livro em si é bem interessante e gostoso de ler. As histórias são leves e a narrativa flui com muita facilidade. De todos os contos que li o meu preferido é "A Vida"  porque o final realmente me surpreendeu! rs... Portanto, se vocês, queridos leitores, gostam de contos, recomendo a leitura deste livro.

Caso queiram adquirir o seu, cliquem: http://oferta.vc/3Lf6

Bjins e inté... Mac Batista


SOBRE A AUTORA:

R. Prieto é Advogada e Professora de Espanhol. Vencedora do Prêmio Daniel Solano no Concurso do Dia do Livro e da Rosa pela crônica pessoal Jo volia la Tippy, publicada pela Unesco em Quito, Equador.

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...