[AIL NEWS] Morre o escritor João Ubaldo Ribeiro

Morreu em casa, no Leblon, na madrugada desta sexta-feira, o escritor João Ubaldo Ribeiro, de 73 anos, 7º ocupante da cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras.

De acordo com a assessoria de Ubaldo Ribeiro, o escritor foi vítima de embolia pulmonar. Ele sentiu falta de ar durante a noite. Berenice de Carvalho Batella Ribeiro (mulher do autor) e Chica (uma de suas filhas), tentaram pedir ajuda médica, mas não houve tempo para socorrê-lo.

Autor de clássicos da literatura brasileira como “Sargento Getúlio”, “Viva o povo brasileiro” e "O Sorriso do Lagarto" - que foi adaptado pela TV Globo em formato de minissérie -, Ubaldo Ribeiro recebeu o Prêmio Camões, maior honraria da literatura em língua portuguesa, em 2008. Ele foi eleito para a ABL em 1993 para ocupar a cadeira número 34, em sucessão de Carlos Castello Branco.

Mas sempre nos lembraremos com carinho do livro infanto-juvenil "Vida e Paixão de Pandonar, O Cruel" (1983) e do romance "A Casa dos Budas Ditosos" (1999) - este último ganhou uma premiada adaptação para o teatro, protagonizada por Fernanda Torres.

Descanse em paz.

Fonte: G1

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...