[5PERGUNTAS] "AIL entrevista Simone Mateus e Walter Tierno - Coordenadores do 'Selo GiBiz' da Giz Editorial"

Bom dia, #impressionautas!!!

Recentemente, publicamos aqui que, por meio de uma fanpage no Facebook, a Giz Editorial anunciou o lançamento de um selo especializado em histórias em quadrinhos! O selo chama-se GiBiz!

À princípio, a primeira HQ a ser lançada é entitulada "Imagine (zumbis) na Copa", com roteiro de Felipe Castilho e arte de Tainan Rocha. O quadrinho contou com a coordenação editorial de Simone Mateus e Walter Tierno.

A trama, nas palavras do próprio roteirista, conta a história de "(...) mortos-vivos em uma final de Copa do Mundo, trazidos para vocês de um jeito meio tarantinesco, meio romeresco, meio... meio Tainan Rocha e Felipe Castilho. Tem tudo o que vocês não podem ver: sangue, cabeças explodindo, zumbis encurralando gente desarmada, tiros...".

Simone Mateus
Ficamos curiosos em saber como foi o processo de criação do Selo GiBiz para publicação de histórias em quadrinhos. Entramos em contato com os Coordenadores do Selo, Simone Mateus e Walter Tierno, que gentilmente nos concederam uma entrevista para nossa coluna "5 PERGUNTAS", que vocês podem conferir, agora, em primeira mão:

1) Como surgiu a ideia de criar este selo para publicação de histórias em quadrinhos no Brasil de hoje, onde tem aumentado substancialmente a auto-publicação?


- A idéia do selo já tem sido discutida na Giz há uns dois anos. Mas estávamos procurando a melhor oportunidade para dar início. Sobre o aumento da auto-publicação, principalmente por meio digital, não interfere na publicação tradicional.

2) As publicações do selo GiBiz terão alguma periodicidade específica? Teremos dentre os títulos apenas encadernados para venda em livraria ou haverão títulos de linha para comercialização em bancas de jornais e gibiterias?

- Por enquanto, não teremos periodicidade específica. Vamos nos concentrar na publicação de graphic novels, mesmo, para livrarias e lojas especializadas. Nada impede, claro, abrirmos canais de distribuição desse material para bancas de jornais.

3) Conte-nos um pouco do que esperar do primeiro título, “Imagine (zumbis) na Copa”. O que levou a editora a escolher este título para estrear o selo GiBiz?

Walter Tierno
- Nossa ideia era iniciar o selo com Jambocks (HQ sobre a participação da FAB na segunda guerra, escrita por Celso Oliveira e desenhada por Ton Albuquerque). O Celso está revisando. Felipe nos procurou com a proposta da HQ, que já está pronta. Avaliamos e gostamos muito. Então, depois de algumas rodadas de negociações, decidimos que estava na hora de lançar o GiBiz.

4) O selo GiBiz também abrangerá as publicações em algum tipo de plataforma digital para leitura em tablets, celulares etc?

- A diagramação do Jambocks, inclusive, foi pensada para se adaptar à plataforma digital.

5) Quais os próximos títulos a serem publicados?

- Como dissemos, temos este "Imagine (Zumbis) na Copa" e "Jambocks" já engatilhados. Planejamos produzir algumas adaptações literárias. Não só de clássicos, como também alguns livros da casa. Mas esses são projetos ainda em planejamento. Também já começamos a receber originais. Vamos ver. O próximo lançamento pode ser tão repentino quanto esse do Felipe...

*Curiosidades:

Quem deu batizou o selo foi Celso Oliveira, autor de Jambocks.

Segundo comunicação oficial na fanpage, "neste início de trabalho, o selo se concentrará em Graphic Novels criadas e produzidas por autores nacionais, descobrindo novos talentos e valorizando os já consolidados. Também está em fase de produção a versão em volume único de Jambocks, que conta a participação da FAB na Segunda Guerra. Um trabalho detalhado escrito por Celso Oliveira e que será ilustrado por Ton Albuquerque. Outros projetos já estão sendo negociados e discutidos".



A data prevista para lançamento de "Imagine (zumbis) na Copa" é maio de 2014. Enquanto isso, confiram matéria sobre o lançamento do selo GiBiz, aqui.
 
**A Equipe AIL gostaria de agradecer a Simone Mateus e Walter Tierno por terem concedido esta entrevista, desejando muito sucesso neste novo projeto.

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...