[RESENHA] "Olho por olho", de Jenny Han e Siobhan Vivian



Sinopse: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

Ficha Técnica 
Título Nacional: Olho por Olho
Título Original: Burn for Burn
Autor(es): Jenny Han e Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Série: Burn for Burn (Olho por Olho)
Volume: 01
Número de páginas: 319


Resenha: Confesso que levei alguns meses para ter este livro em mãos, devido as outras leituras "obrigatórias". Logo pela sinopse, vocês percebem que este romance aborda a questão do "bullying" e todas as suas consequências. Isto vale para os que o praticam e também para os que são alvos desta "brincadeira" nem um pouco engraçada.

Logo nas primeiras páginas, somos apresentados às protagonistas da história: Kat, Lilian e Mary. Kat tem 18 anos e quando era criança perdeu sua mãe. Vem de uma família não muito abastada e, por este motivo, desde cedo teve que trabalhar para juntar dinheiro e custear sua faculdade. Lilian tem 17 anos e é a típica riquinha, líder de torcida e só anda com os populares da escola. Mary tem 18 anos, viveu a maior parte de sua vida na Ilha Jar e, após uma incidente, mudou-se para a capital.

Cada uma possui seu próprio estilo de vida e percebem, com o passar do tempo, que possuem algo em comum: elas foram vítimas de bullying. E a situação fica mais interessante para elas, quando percebem que as pessoas responsáveis por seus sofrimentos estão mais próximas de seu círculo de amizade do que elas poderiam imaginar.

Dar-se, então, início a vingança. Elas arquitetam minunciosamente como irão se vingar de seus algozes. E não param enquanto não alcançam seus objetivos. Nem tudo o que elas fazem é justificável, mas... devidamente aceitável!

Ponto positivo: aborda o tema "bullying" e suas sequelas, conhecido por muitos nos dias atuais. O consumo de drogas, bebidas alcoólicas e, até mesmo, o suicídio. Os personagens não são do tipo "cativantes", mas conseguem convencer naquilo que lhes é proposto, em termos de composição. E, também, não poderia deixar de ressaltar a diagramação do livro que está perfeita... Novamente, a Editora Novo Conceito fez tudo na medida certa! 

Ponto negativo: o tema, assim como as dialéticas dos personagens centrais e secundários, deveria ser melhor desenvolvido. É um assunto com um leque de informações que poderia enriquecer ainda mais a história. Acho que faltou um pouco mais de pesquisa e aprofundamento por parte das autoras. O que me leva, mais uma vez, a bater na tecla "autoria compartilhada", pois é preciso muita afinidade entre os autores para que a escrita e, consequentemente, a história não sejam prejudicadas. A fluidez da narrativa também ficou um pouco truncada, pois a cada capítulo a história era narrada por uma das meninas. Confesso que, às vezes, não sabia de quem era o ponto de vista e tinha que prestar mais atenção do que o habitual para distinguir uma da outra.

Enfim, "Olho por Olho" é o primeiro livro da série que leva o mesmo nome. É do tipo de leitura que agrada mais aos leitores descompromissados, que buscam algumas horas de distração. Portanto, recomendo. 

Já estou com o livro "Dente por Dente"que é a continuação de "Olho por Olho". No entanto, como tenho outros leituras na frente, provavelmente, a resenha do segundo volume vai demorar um pouquinho.

Bjins e inté!!! ^.^ (Mac Batista)


Jenny (esq.) / Siobhan (dir.)


Sobre as autoras
Jenny Han é autora best-seller do The New York Times e tem mestrado em Escrita Criativa pela New School.  E Siobhan Vivian é graduada em Escrita para Filmes e Televisão. Atualmente, é professora na Universidade de PittsburghÉ autora também de "Não sou este tipo de garota" e "Conselho de amiga". 

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...