[RESENHA] "A Cidade dos Segredos" de Sasha Gould


Sinopse: Laura foi enviada para o convento logo depois da morte de sua mãe. Passa a maior parte dos dias em silêncio, e, apesar de ser tolerante e obediente, no fundo da alma não consegue aceitar a ideia de viver ali para sempre. Uma noite, sem maiores explicações, Laura é informada de que seu pai a quer de volta em casa. Feliz da vida, ela começa a se preparar para rever sua irmã mais velha, Beatrice, que há algum tempo deixou de responder suas cartas. O que ela jamais imaginava era chegar durante o velório de Beatrice, que morreu em uma situação inexplicável. Agora, o pai de Laura ordena que ela se case com Vincenzo, noivo de Beatrice, um homem muito mais velho e de aparência repugnante. A sociedade Segreta faz um pacto com Laura e promete ajudá-la a se livrar de Vincenzo – e a descobrir quem matou Beatrice. Sem alternativas, Laura é obrigada a depositar todas as suas esperanças nas mãos dessas mulheres enigmáticas. Mas até que ponto se pode confiar na palavra de alguém?

Ficha Técnica
Título Nacional: A Cidade dos Segredos
Título Original: Cross my Heart
Autor(es): Sasha Gould
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Volume: 01
Número de páginas: 253

Por Mac Batista
"Elas me chamam de La Muta - A Muda. Não que eu não tenha muito a dizer; o fato é que, na maior parte do tempo, guardo as coisas comigo" - Pág. 7

Resenha: Sabe quando você é atraído por livro seja pela sua sinopse interessante ou pela bela capa ou as duas coisas?! Sabe aquele momento em que você percebe que a trama do livro tem tudo a ver com o seu gosto literário e você não pode ficar nem mais um minuto sem lê-lo?! Então, foi exatamente assim que me senti quando recebi o livro "A Cidade dos Segredos", da Editora Nova Conceito, para análise crítica. Eu tinha separado outro livro para leitura, mas não resisti ao "canto da sereia" e devorei este livro em poucos dias. Óbvio que tive surpresas boas e ruins no decorrer da leitura. No entanto, estes fatos são relevantes perto da trama instigante.

Neste livro, o leitor se depara com a história de Laura, uma adolescente de 16 anos que vivi há seis anos em um convento, desde a morte de sua mãe. Seus dias no "novo lar" são monótonos e rígidos, devido as regras do local. Os únicos momentos felizes são quando ela recebe as cartas de sua irmã mais velha, Beatrice. No entanto, quando está prestes a ser crismada e se tornar uma "noiva de Cristo", Laura recebe a notícia que deixar o convento para nunca mais voltar. Laura se sente como um pássaro preso numa gaiola que  - de uma hora para outra - ganhou a liberdade.


"O sentimento  de perda é uma serpente negra que se move dentro de mim; ela se mantém enrolada ali, à espreita, poderosa. Acho que nunca mais me deixará."

Capa em Inglês
Chegando no palácio de sua família, Laura recebe a pior notícia de sua vida: sua irmã, Beatrice, a melhor nadadora de Veneza, morreu afogada. Laura não aceita - a morte da irmã, menos ainda tal circunstância. No entanto, ela não tem muito tempo para assimilar os fatos, pois recebe de seu pai a difícil missão de assumir - no lugar de sua irmã - o noivado com Vincenzo. Para piorar sua situação, Vincenzo não é o noivo que uma jovem da idade de Laura sonha em ter. Ele tem idade e físico de um tataravô. Não preciso dizer que Laura praticamente surta, né?! Mas como ela vive em uma sociedade em que casamentos entre mulheres jovens e homens "maduros" são arranjados com a mesma facilidade e reticência que as pessoas tendem a falar das vidas alheias, ela "aceita" a se casar com Vincenzo.

Óbvio que toda vez que Laura se enconta com seu futuro marido, ela sente o repudia. No entanto, esta atitude a deixa numa situação mais delicada ainda. E quando Laura está prestes a perder as esperanças, ela conhece a sociedade "Segreta". Movida pelo desejo de se livrar de Vincenzo e pela angústia em descobrir toda a verdade em torno da morte de Beatrice, Laura aceita fazer parte da "Segreta". E é neste momento em que acontece. Ela se vê livre de Vincenzo e - a cada dia - envolvida em novas conspirações. E, por mais que tente, não consegue se livrar da "Segreta", ao mesmo tempo, em que descobre o verdadeiro sentido da palavra "amor".

Ponto positivo: a história é boa e envolvente e possui personagens cativantes e é bem escrita e desenvolvida. A capa e a diagramação do livro estão perfeitos. Mais uma vez, ponto para a Editora Novo Conceito! Laura é uma personagem que começa apagadinha, mas, ao decorrer da história, ganha vida e força para lutar contra tudo e todos que cruzam o seu caminho. Outro fator interessante, mas que pode passar desapercebido por muitos leitores, é a condição da mulher dentro da sociedade em que vive (não tendo nenhum outro "papel" a não ser obedecer ao homem em todos os patamares de sua "vida").

Ponto negativo: a história demora um pouco para "empolgar" e quando isto acontece... FIM. Giacomo/Roberto merecia um maior destaque também.

Em "A Cidade dos Segredos", o leitor encontrará uma trama cheia de mistérios, intrigas, conspirações, assassinatos, disputas pelo poder, vingança em nome da honra e a descoberta do mais puro e belo amor. E é claro tudo isso ambientado na antiga e inebriante Veneza. Acredito seja uma boa indicação para os amantes de romances clássicos-históricos.


Descobri pesquisando aqui e ali que a sequência do livro "A Cidade dos Segredos" é "Heart of Glass", sem título em Português nem previsão de lançamento no Brasil.


Sobre  a autora: Sasha Gould viveu em Veneza até os nove anos, quando se mudou para Londres. É apaixonada por ópera, balé e comédias românticas. 

Ainda vive na Inglaterra, com seu gato, e escreve sobre Veneza, a bela e misteriosa cidade que ela conhece tão bem e ama tanto.

2 comentários :

  1. O livro parece ser ótimo, história envolvente e personagens cativantes, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  2. Interessante este livro, porém não sou muito fã de romances ainda mais de época, se bem que já li alguns excelentes, quem sabe os mistérios que Laura vê pela frente e a participação da Sociedade Segreta torne o livro bom de se ler.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...