[RESENHA] "De Coração para Coração" de Lurlene McDaniel


"Da autora best-seller Lurlene McDaniel, De coração para coração fala de perdas, amor e renovação. Fala também da maneira como esses sentimentos tão complexos se entrelaçam, nos momentos mais difíceis, nas relações familiares e de amizade.
 
 Elowyn e Kassey são grandes amigas, que dividem tudo. Mas uma coisa Elowyn não contou para Kassey: ao tirar a carteira de motorista, ela marcou a opção “doadora de órgãos”. Kassey descobre esse detalhe da vida da amiga da maneira mais trágica – quando o desejo de Elowyn está prestes a ser atendido. 
 
Arabeth nunca teve a sorte de ter uma melhor amiga. Com o coração doente, ela leva uma vida protegida de tudo e de todos. Até que, aos 16 anos, recebe o telefonema que tanto esperava — mas inicialmente ela e sua mãe não sabem a quem devem agradecer. 
 
Quando os mundos dessas três meninas e de suas famílias se cruzam, suas vidas se transformam de maneira nunca imaginada. Kassey, especialmente, encara os fatos como uma forma de manter viva a memória de sua querida amiga. Ela passa a compartilhar da nova vida de Arabeth, ao mesmo tempo em que ajuda a aliviar o sofrimento da família de Elowyn e a compreender a sua própria dor."

Uma boa história recheada de dramas adolescentes - namoro, escola, amizade e família - mas entra também todo o sofrimento de uma perda!
 
Por um  lado, a história nos dá a dimensão do sofrimento causado pela morte prematura de um ente querido; por outro, nos dá a noção de como a esperança pode renovar as vidas das pessoas através de novas oportunidades ao se criar laços afetivos inesperados.
 
A historia é narrada através de dois pontos de vista; Kassey - melhor amiga de Elowyn - e Arabeth uma adolescente de 14 anos que não sai de casa e não tem amigos, que é receptora do coração de Elowyn.
 
Enquanto conhecemos Arabeth, no decorrer da história, tanto os leitores quanto os personagens percebem em Arabeth vários traços de Elowyn. Até mesmo a própria Arabeth percebe o quanto sua personalidade mudou após o transplante.
 
Além de todas estas questões que envolvem este tipo de situação, o que chama mais atenção dos leitores é forma como é feita a abordagem do tema de "Doação de órgãos"  e  "Memória celular". Principalmente, todo o desdobramento que isso implica na vida das pessoas próximas aos transplatados. 
 
A leitura instiga os maiores sentimentos controversos, divide as opiniões porque a história é assim deste o princípio em que vemos duas famílias divididas em questões éticas e sentimentais. Uma querendo manter a memória viva da filha amada que partiu, através da aproximação de Arabeth. A outra querendo que sua filha adolescente seja ela mesmo, mas também tomando todo o cuidado para não magoar as pessoas que deram à Arabeth a chance de ter uma vida.
 
Apesar de ser interessante o tema e a forma como o mesmo é desenvolvido, existem pontos mal explicados. No entanto, isso não atraplha a fluidez da história que é instigante e leve de se ler . 
 
Vale à pena a leitura.
 
(Renatinha Santos

8 comentários :

  1. "Quero os 16 livros+brindes diversos que a PromoAIL #NatalLiterário no @aimpresliter12 @eumaislivros vão me dar"

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Não conhecia o livro e confesso que se dependesse só da capa eu não leria, mas a resenha me deixou curiosa. nunca li nada envolvendo o tema doação de órgãos, acho que esse seria um bom livro para começar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este livro eu não li. Então, a ideia que tenho dele é baseada a partir desta resenha e no ponto de vista da Renatinha. Também achei a história interessante e espero que agrade ao ganhador da promoção. :D bjs bjs Mac.

      Excluir
  3. Hey!

    Não conhecia o livro e, assim como a Evelise, eu não o leria apenas pela capa. Achei a premissa um pouco fraca, mas talvez seja um livro que me agrade.

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio, vc tem razão ao dizer que a capa não desperta muito o interesse do usuário rsss

      Excluir
  4. Como Sergio disse a capa ñ e muito intereçante mas o que inporta é o conteudo!!
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Desconhecia essa autora, vejo esse livro pra comprar sempre que procuro alguns no Submarino, não sabia do que se tratava, vou querer lê-lo para saber quais são os pontos mal explicados.

    ResponderExcluir
  6. Nossa esse livro parece ser ótimo, super emocionante, curto muito histórias com temas dramáticos, fiquei bastante interessada em ler.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...