[RESENHA] "Alho, Cebola e Beijo na Boca", de Fernando Botto

Juruá Editora
Sinopse: Coletânea de crônicas bem humoradas sobre os mais diversos assuntos, sempre abordados de forma muito irreverente pelo autor.
"Se você quisesse humilhar alguém no campo das letras, mas humilhar mesmo, poderia dizer: '- Você é um agá à esquerda!'"

Resenha: Crônicas são sempre formas agradáveis de retratar parte da sociedade e seus costumes mais ordinários no que diz respeito à convivência humana. E, como todos sabem, de perto, ninguém é normal. E é sobre essa anormalidade que todos escondemos ou tentamos disfarçar que o autor exibe orgulhoso nesta obra.

Sem o menor pudor, lemos aqui histórias sobre os mais diversos tipos, como a da atendente de papelaria ranzinza, o vendedor de frutas na feira livre, o gaiato que dá uma escapulida da namorada durante um baile de formatura e tem o tremendo azar de ser fotografado no principal jornal da cidade, da tremenda "dificuldade" das atribuições de um presidente da comissão de formatura, da vingança feminina (e que, sim, os homens nunca conseguirão fazer algo à altura para revidar), da feiúra e suas consequências na vida de uma pessoa... São tipos que podem ser encontrados em muitos lugares mas todos estão, curiosamente, reunidos no imenso Paraná!

Eu não conheço a região mas posso jurar que, no dia que for, reconhecerei os tipos andando pela rua ou em algum estabelecimento comercial...

Uma leitura simples, rápida e que mostra um pouco duma parte do nosso país que não é muito divulgada nas grandes redes de comunicação. O máximo que tivemos foi uma empregada de fala curiosa num famoso seriado da Vênus Platinada e olhe lá...

Leitura apropriada para viagens curtas pois ao entrar no veículo e começou a ler, passará tão rápido que é bem possível que terminará antes de chegar ao destino.

Até bem pouco tempo, Kal J. Moon sentia-se um agá à esquerda, que é uma espécie de primo bastardo e semi-retardado do número zero... 

Ficha Técnica:
108 páginas | Literatura Brasileira |
Ed. Juruá | 2004 | 5ª Reimpressão (2009)

Clique aqui para comprar


Sobre o autor
Fernando Botto,
escritor
Nascido na capital paraense em 1975, Fernando Botto é professor universitário, formado em Direito, especialista em Negócios Internacionais pela UFSC, graduando em Psicologia e pós-graduando em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise pela PUCPR. Mas o que gosta mesmo é lecionar - o que faz já há quase uma década - e de desenvolver projetos nas áreas jurídica, empresarial e educacional, principalmente no que diz respeito à oratória, relacionamento interpessoal e motivação.



Trilha Sonora: "A Little Less Conversation"
(Elvis Presley - em remix por JXL)

6 comentários :

  1. Adorei o livro, me parece ser hilário, com uma certa acidez nas crônicas.

    Bjão!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. "humilhar mesmo, poderia dizer: '- Você é um agá à esquerda!'"" HUAHUAHU Amei! Vou ver se ainda esse ano compro esse livro, você me deixou bem interessado!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei esse livro. É divertidíssimo. Sou do Paraná e me matei de rir com várias coisas retratadas nos contos que são típicas daqui. Há muita gente talentosa nessa nova geração de escritores de humor brasileiro.
    Gosto muito das suas resenhas!
    Geraldo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Geraldo! Que bom que gostou da resenha... Em breve, teremos mais... Abração carioca (KJM)

    ResponderExcluir
  5. Adoro crônicas! "Um agá à esquerda" hahaha Quero ler esse livro!

    ResponderExcluir
  6. Crônicas. Uma das minhas leituras favoritas. Acho esse tipo de texto perfeito para a satirização da sociedade como um todo. Sempre me divirto quando abro o jornal e encontro as bem escritas crônicas. E aposto que um livro com uma coletânea inteira de crônicas é uma leitura leve, bem humorada e extremamente cativante. O que mais me agradou no seu texto foi justamente o fato do autor escrever sobre seus conterrâneos, muitos dos novos autores brasileiros preferem ter como cenário cidades fictícias americanas, ou já batido eixo Rio-São Paulo.
    Adoraria conhecer mais da obra deste esplendido autor.

    Julielton Souza

    http://dialeticaproposital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...