[OPINAIL] O Império Contra-Ataca: Disney compra Lucasfilm


"Venham, pequenos Stormtroopers..."
Após comprar a Marvel por 4 bilhões de dólares, a toda poderosa Disney acaba de comprar, também por 4 bilhões, a Lucasfilm, levando de quebra a Industrial Light & Magic e a Skywalker Sound. A negociação vinha sendo feita em segredo e, ao contrário da música da Adele para o novo 007, não vazou na internet pegando a todos de surpresa, nesta terça-feira (29/10/2012). Surpreso também ficou o fandom de Star Wars com o anúncio de mais uma sequência da saga galática: Star Wars - Episódio VII.

Segundo meu xará, George Lucas, o motivo para a venda foi a intenção de passar seu legado cinematográfico a uma nova geração de cineastas. Não podemos desmentir tal alegação, uma vez que, até onde sabemos, as empresas de Lucas sempre foram bem das pernas - em especial a Industrial Light & Magic - e nenhum boato sobre falência ou dívidas, seja das empresas ou do próprio barbudo, foram sequer ventilados na internet.
Se a intenção, ou melhor dizendo, se o motivo é este mesmo, acho que é uma das mais acertadas decisões que George Lucas (famoso por decisões desastrosas) já tomou na vida. Ele criou uma empresa gigante, um verdadeiro monstro dentro da industria cinematográfica que é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de toda a tecnologia que é hoje empregada nos filmes, tanto em som como em imagem. Uma empresa que detêm as marcas e os direitos de filmes amados e importantes na história do cinema (apesar de alguns fracassos como "Willow"), enfim, uma empresa que gera um rio de grana. Vendê-la à essa altura do campeonato, enquanto ela ainda é uma empresa forte, foi uma decisão acertada.


Quanto à Disney e ao novo filme de Star Wars, acho que quem ganha é a empresa (que vai aumentar ainda mais o volume de moedinhas do cofre do Tio Patinhas) e os fãs da série, que poderão ter uma nova esperança de que uma terceira trilogia, digna da primeira, seja concebida pela mesma empresa que capitaneia os poderosos "Vingadores".

Ninguém engoliu ainda aquela segunda trilogia, que tinha uma história confusa, enfadonha e que teve apenas alguns minutos de relevância, apesar de contar com nomes de peso como Christopher Lee, Liam Neeson e Samuel L. Jackson. Se existe uma empresa que pode dar um fôlego novo para a saga dos Jedi, atualmente, esta empresa é a Disney.

Pra finalizar, acredito que os fãs mais radicais estão soltando fogos de alegria. Nunca mais o Lucas vai meter a mão na saga e alterar seja lá o que for.

Rock on!

Marlo George realmente sentiu um desequilíbrio na força, pois estava assistindo o filme de 1977 nesta terça-feira após bater uma vontade louca de fazê-lo. A última vez que o assistiu foi há muito tempo, numa década muito, muito distante.

10 comentários :

  1. Concordo plenamente! Lucas criou o monstro mas nunca soube lidar com ele além de franquiar brinquedos e jogos. E quando resolver mexer n a coisa tivemos aquela porcaria de trilogia nova que nem vale se mencionar. Espero que a Disney saiba aproveitar bem porque o legado de Star Wars é uma mina de ouro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlo George01 novembro, 2012

      Acredite cara, a Disney vai saber aproveitar. SW é realmente uma mina de ouro, porém, é uma mina de ouro datada. Eles vão criar essa saga nova, que será (aposto)recheada de fanservice e outras para TV.

      Excluir
  2. Pois eu discordo!

    Talvez pelo ponto empresarial tenha sido uma boa ideia. Mas Star Wars está bom assim, desse jeito. Fazer uma nova trilogia vai desandar tudo! Os cineastas têm mania de ficar mexendo no que já está bom ao invés de batalharem em ideias novas... Francamente...

    Não me agrada nem um pouco ter outra pessoa dirigindo Star Wars que não seja Lucas. Eu sou fã de carteirinha de Star Wars e estou muito triste com a notícia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlo George01 novembro, 2012

      Não creio que nada que a Disney venha a criar seja tão tóxico quanto aos episódios I, II e III. A única temeridade é o fato de terem anunciado o filme para 2015. Em primeiro lugar por estar demasiado próximo e em segundo por ser lançado no mesmo ano que Avengers 2. Como a Disney vai fazer pra divulgar esses dois filmes é que são elas.

      Mas ao contrário de você eu estou feliz com a notícia e ficarei ainda mais quando eles anunciarem o retorno do cast original no sétimo filme, coisa que vai acontecer, ou eu não me chamo George Lu..., digo Marlo George.

      Excluir
  3. Bem não me resta mais anda, além de esperar - pacientemente - o resultado disso tudo...Mas, gostaria de deixar aqui a minha opinião: não se mexe em time que está ganhando...

    bjins e inté (Mac Batista)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlo George01 novembro, 2012

      Nesse caso de SW, Marcia, acho que eles ganham se mexerem no time. A Marvel/Disney teve êxito nas últimas produções, vide o filme dos Vingadores e correlatos, enquanto a Lucasfilms ainda atura o mau humor do fandom de SW por conta da trilogia de 1999/2005.

      Star Wars já teve tantas adaptações em quadrinhos (pela Dark Horse e pela Sueisha, esta última se não me engano), todas chanceladas pelo barbudo, que a Disney vai ter material oficial suficiente pra criar uma nova trilogia com competência. No caso dos quadrinhos da Dark Horse, foram publicadas sagas e arcos de histórias com personagens novos, nunca antes vistos nos cinemas (algumas edições chegaram a ser publicadas no Brasil), que seriam a alegria de qualquer roteirista descolado.

      Excluir
  4. Marlo George01 novembro, 2012

    Tem gente que cresceu com a trilogia original.

    Tem gente que cresceu com o desenho dos Ewoks e com "Caravana da Coragem".

    Tem gente que cresceu com a nova trilogia.

    Tem gente que cresceu com Clone Wars.

    Eu cresci com a clássica (tive a sorte de assistir os três no cinema com meu pai, apesar de só me lembrar do último). E você? Comente aí e faça este post ainda mais feliz...

    ResponderExcluir
  5. Adorei o título e o final da postagem!! rs...

    Sinceramente, eu não sei o que acho disso... Desculpem-me pela ignorância, espero que não se zanguem, mas pra mim não faz a menor diferença... contanto que bons filmes sejam feitos, sou indiferente a quem os faz. Não acompanho os bastidores.

    p.s.: Eu amo os Ewoks! hahaha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlo George04 novembro, 2012

      Oi! Ninguém vai se zangar, pelo menos por aqui. Legal que curtiu o post.

      Ps.: I Hate Ewoks.

      Excluir
  6. Será que tão dando pulos de alegria mesmo? Não sei não... Esse post me lembrou de que tenho que assistir a segunda trilogia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...