[LANÇAMENTOS E NOVIDADES #45] "Cozinha Geek", de Jeff Potter

Capa da edição nacional
(Ed. Alta Books)
A Editora Alta Books lança, no Brasil, o livro "Cozinha Geek: Ciência Real, Ótimos Truques e Boa Comida", versão nacional do "Cooking For Geeks", do autor Jeff Potter, que propõe transformar a cozinha em um verdadeiro laboratório experimental, mesclando conhecimento científico com gastronomia, na criação de pratos saborosos e inusitados.

Desenvolvedor de softwares e cozinheiro nas horas vagas, Potter dá dicas para cozinhar utilizando ingredientes curiosos como gelo seco e nitrogênio líquido – para preparar um sorvete em 10 segundos, por exemplo –, além de apresentar reações químicas importantes, como a desnaturação de proteínas, caramelização e como elas impactam os alimentos em que são utilizadas.

A proposta é mostrar a ciência por trás da preparação dos pratos, ensinando ao leitor como as receitas funcionam para que ele possa improvisar e criar seu próprio cardápio. A publicação conta ainda com a participação de entrevistados como Adam Savage, apresentador do programa MythBusters – Os Caçadores de Mitos (Discovery Channel) e Xeni Jardin (do blog Boing Boing – conhecidos pelo público geek e apaixonados pela cozinha).

Mais do que um livro de receitas, Cozinha Geek incita a curiosidade para a descoberta, inspiração e invenção. Por que o bife ao ponto é tão popular? Por que alguns alimentos são assados a 175ºC e outros a 190ºC? Jeff Potter fornece as respostas e oferece uma visão única sobre as receitas.

Para o NY Daily News, "em seu encantador, divertido e informativo Cozinha Geek, Jeff Potter nos explica o porquê de algumas coisas funcionarem na cozinha e outras não". "Potter abrange uma variedade de tópicos que abordam, dentre outros assuntos, calibragem de equipamentos na cozinha, gastronomia, alimentos geneticamente modificados, níveis de pH, temperatura e a psicologia do gosto, fazendo os leitores relembrarem química, de maneira compreensível e (atrevo-me a dizer) divertida", avaliou o The New Yorker's Book Bench.

Segue abaixo uma receita como prévia do livro, #impressionautas... Delícia!

Um Cookie de Gotas de Chocolate “Malvado”

Preaqueça o forno para 178,98°C, ou o mais próximo disso possível.

Em uma tigela de tamanho médio, peneire ou misture completamente:
- 2,04 xícaras (245 g) de farinha
- 0,79 colher de chá (3,81 g) de sal
- 0,79 colher de chá (3,63 g) de bicarbonato de sódio

Deixe os ingredientes secos de lado.

Em outra tigela, usando as mãos ou uma batedeira, bata até ficar incorporado e homogêneo:
- 6,44 colheres de sopa (87,9 g) de manteiga sem sal, amaciada até a temperatura ambiente
- 2,1896 colheres de sopa (29,9 g) de manteiga sem sal, fria
- 4,2504 colheres de sopa (58 g) de manteiga sem sal, derretida
- 0,84 xícara (169 g) de melaço
- 0,10 xícara (20 g) de açúcar mascavo
- 0,54 xícara (109 g) de açúcar

Adicione e misture até todos os ingredientes estarem uniformes:
- 1,33 (46 g) ovos
- 0,33 (8 g) clara de ovo
- 1,46 colheres de chá (6,08 g) de extrato de baunilha
- 0,17 colher de sopa (2,51 ml) de água
- 0,25 colheres de sopa (3,84 ml) de leite
- 1,53 xícaras (257 g) de gotas de chocolate ao leite

Adicione os ingredientes secos e misture até ficarem completamente incorporados.

Cubra e deixe a massa esfriar na geladeira por 25 minutos.

Cubra um terço de uma fôrma com papel-manteiga, coloque a massa medida em colheres de sopa sobre a folha. Alguns biscoitos ficarão no papel, outros fora. Asse por 13,04 minutos.



E aqui embaixo, o autor ensina a fazer sorvete EM APENAS 30 SEGUNDOS!!!



Sobre o autor

Jeff Potter é um engenheiro de software, formado em ciência da computação e artes visuais na Brown University. Trabalhou em várias start-ups e empresas de Cambridge e, como passatempo, sempre cozinhou para os amigos. Passou os últimos 10 anos fazendo experiências culinárias e entendendo melhor os alimentos.

Ficha técnica
Título: Cozinha Geek: Ciência Real, Ótimos Truques e Boa Comida
Autor:  Jeff Potter
Categoria: Culinária / Ciência
Edição: 1ª Edição - 2012
Número de páginas: 436
ISBN: 978-85-7608-654-3
Preço: R$ 89,90
Editora: Alta Books


Sobre a Alta Books
Criada em 2001 no Rio de Janeiro com capital 100% nacional, a Alta Books é hoje uma das editoras que mais cresce no país. No segmento de tecnologia da informação marca presença com livros autorizados da Oracle Press®, Macromedia Press®, Sun Press, Cisco Press, Wrox®, Auto-Desk®.

Após se tornar líder absoluta em Informática e TI, a editora passou a diversificar seu catálogo. Em 2011, foram publicados 130 novos títulos, entre guias de conversação em diversos idiomas e livros de negócios, fotografia, gastronomia, entre outros. Ao todo, cerca de mil títulos foram lançados até hoje pela editora. A empresa trouxe para o Brasil as séries Use a Cabeça! - livros técnicos com linguagem acessível -, Para Leigos® (For Dummies®) - um dos guias de referência mais conhecidos do mundo e líder nos Estados Unidos, e a Frommer's – série de viagem com renome mundial e mais de 50 anos de mercado.

A Alta Books é responsável pela publicação de diversos sucessos editoriais na atualidade como Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios (BMG) (de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur), Sobrevivendo ao seu Serengueti (de Stefan Swanepoel), Encantamento (de Guy Kawasaki) e Como Avaliar Sua Vida? (de Clayton M. Christensen). E mais títulos de sucesso mundial foram comprados pela editora e têm previsão de lançamento ainda para este ano como Ghost in the Wires (de Kevin Mitnick), Resonate (de Nancy Duarte) e o aguardado Business Model You (BMY) (de Tim Clark com colaboração de Osterwalder e Pigneur).

6 comentários :

  1. Roberto Souza07 novembro, 2012

    Esse biscoito num lanche de fim de tarde deve ser uma delícia... Hmmm...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberto! Realmente, é uma ótima pedida para o fim de tarde... Este livros tem umas receitas bem interessantes e algumas curiosas, como a do sorvete! Obrigado pela visita! (KJM)

      Excluir
  2. Angela Vieira07 novembro, 2012

    Gostei desse livro... Vou guardar a receita mas aquele sorvete foi estranho, hein... Hahahah!!! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angela! O igrediente mais difícil de se achar é justamente o nitrogênio líquido... Mas isso a gente pode pedir ao Dr. Brown, né? Abração! (KJM)

      Excluir
  3. ando muito preguiçoso para cozinhar, mas deu vontade de fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou igual, Cícero... Até gosto de cozinhar e inventar moda mas a preguiça é violenta... Mas esse biscoito parece muito bom mesmo... (KJM)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...