[ESPECIAL O HOBBIT] Biblioteca Básica Tolkieniana

Novembro de 2012 já vai terminar (após duas semanas curtas), dezembro já está chegando e com ele o dia mais aguardado dos últimos nove anos para os amantes da obra de Tolkien: o dia da estréia de “O Hobbit – Uma Jornada Inesperada”, o primeiro filme da nova trilogia fantástica de Seu Peter Jackson, que é a “prequência” de “O Senhor dos Anéis”.

E para te preparar para este lançamento, nós iremos publicar toda semana uma matéria especial sobre o livro que deu origem a este filme que já é tão amado por toda a comunidade Tolkien.

Pra começar, iremos indicar alguns livros obrigatórios sobre a obra de Tolkien, pra quem quer se inteirar sobre esse mundo mágico. Logicamente que recomendamos a leitura dos livros abaixo para aqueles que já leram a trinca O Silmarillion, O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

AVISO IMPORTANTE:
A maioria dos livros já está fora de catálogo. Portanto, dar uma fuçada nos sebos da vida ou nos sites de vendas da internet é mais indicado do que dar um pulo nas livrarias...

****
The Complete Guide
to Middle-earth
O primeiro deles é sem dúvidas “The Complete Guide to Middle-earth”, de Robert Foster. É simplesmente o livro de referencia definitivo, um glossário gigantesco com milhares de verbetes sobre tudo que foi criado por Tolkien em seus três livros mais famosos (O Silmarillion, O Hobbit e O Senhor dos Anéis). Até o ranzinza do filho do professor, o nosso considerado Christopher Tolkien, que implica com tudo o que é não-oficialmente lançado sobre a obra do pai, disse que se trata de uma obra de referência admirável e até revelou que o consulta regularmente, principalmente quando está editando as obras de J. R. R. Tolkien.

Infelizmente o livro não foi publicado, até o momento, em português e você só o encontrará em inglês ou alemão. Foi originalmente publicado em 1971 pela editora Mirage Press, porém foi revisado e ganhou novas edições em 1978, após a publicação de “O Silmarillion” e em 2001, quando do lançamento da trilogia “O Senhor dos Anéis”.

****
O Senhor do
Senhor dos Anéis
Lançado pela editora Record, o segundo livro indispensável para você que, como eu, curte Tolkien e os filmes e quer entender um pouco mais da coisa toda, foi publicado por aqui com o estúpido título “O Senhor do Senhor dos Anéis”.  A Look Behind “The Lord of the Rings”, de Lin Carter (um dos herdeiros de Robert E. Howard, o criador de Conan) é o mais importante livro publicado no Brasil sobre Tolkien. Nele, Carter se propõe a encontrar um gênero para a obra máxima de Tolkien, que, em seu ponto de vista, à princípio não parecia se encaixar em nenhum dos gêneros conhecidos por suas peculiaridades. E nesta busca, o autor nos apresenta a várias outras obras, tanto de ficção-cientifica, como de poesia medieval, de fantasia, entre outras. Foi através deste livro que eu fiquei conhecendo “A Pedra Encantada de Brisingamen” de Alan Garner. O livro foi publicado pela primeira vez em 1969, pela Ballantine Books.

****




Explicando Tolkien
Seguindo nossa jornada, apresentamos à você o terceiro livro da nossa biblioteca básica tolkieniana: "Explicando Tolkien" de Ronald Kyrmse.

Kyrmse é considerado por muitos dos estudiosos da obra Tolkien no Brasil, o maior especialista sobre a obra do Professor do nosso país. Membro da Tolkien Society inglesa, estudioso de línguas élficas, fundador da primeira sociedade Tolkien do Brasil, tradutor de vários dos livros de Tolkien (ou sobre ele) e criador do sistema tengwar para o português (tengwar são as letras élficas criadas por Tolkien para seus livros, falaremos sobre elas em outra oportunidade), ninguém melhor que esse cara pra te explicar Tolkien.

O livro do Kyrmse começa com ele contando sobre como, lá pelos idos anos 1970/80, ele teve seus primeiros contatos com os livros de Tolkien e segue com a compilação de vários artigos que ele havia escrito para seu site. Lá você encontra também o sistema tengwar-português, acima mencionado, além de algumas ilustrações do próprio Ronald Kyrmse. Foi publicado pela primeira vez pela Editora Martins Fontes em 2004.

****
Tolkien, A Biografia
Falando em Kyrmse, não podemos deixar de indicar a leitura de sua tradução para única biografia oficial de Tolkien já públicada. "Tolkien, A Biografia" foi escrito por Humphrey Carpenter (que também foi o organizador de “As Cartas de J. R. R. Tolkien” e que foi publicado por aqui pela editora Arte & Letra) e é fruto de um profundo estudo sobre a vida e obra do velho Professor de OxfordCarpenter chegou a entrevistar Tolkien, apesar de saber que o mesmo era avesso à idéia de uma biografia, pois, como dizia, o interesse das pessoas deveria residir nas obras e não na vida do escritor, além de, é claro, achar que tais biografias eram uma forma grosseira de invasão de privacidade.
Tolkien – Uma Biografia

O livro foi publicado por aqui em 1991, pela Editora Martins Fontes e, apesar da demanda por produtos ligados à Tolkien à época do lançamento de “O Senhor dos Anéis” nos cinemas entre 2001 e 2003 não ganhou uma nova edição. É raríssimo e, se você achá-lo por aí, não perca tempo e o adquira. Eu mesmo só consegui catar o meu no ano passado, após uma busca tão longa quanto à de Frodo e Sam para destruir o anel.

Façam-me o favor de não confundir com “Tolkien – Uma Biografia”, de Michael White, que saiu por aqui na época dos filmes e, sinceramente, deixa muito a desejar.

****
O Mundo do Senhor dos Anéis
Outro livro indispensável é “O Mundo do Senhor dos Anéis – Vida e Obra de J. R. R. Tolkien” do Ministro Ives Gandra Martins Filho. Originado de seu próprio guia de leitura pessoal, Gandra nos presenteia com um resumo detalhado de cada um dos livros sobre a Terra-média de Tolkien, além de uma breve biografia do autor e algumas árvores genealógicas dos personagens. Muito útil para quem precisa daquela ajudinha pra se lembrar de detalhes dos livros originais. Foi publicado em 2002 pela editora Madras, tendo sido revisado e relançado pela Martins Fontes há alguns anos atrás.

****
Tolkien & C. S. Lewis –
O Dom da Amizade
E por último mas não menos importante temos “Tolkien & C. S. Lewis – O Dom da Amizade”, de Colin Duriez, que foi publicado por aqui pela editora Nova Fronteira. Nesta biografia dupla, ficamos conhecendo um pouco mais sobre estes dois grandes escritores e sobre a sua amizade que tão importante foi para a literatura fantástica. Se não fosse pelo incentivo de Lewis provavelmente não teríamos hoje “O Senhor dos Anéis” e se não fosse pela influência de Tolkien, Lewis provavelmente não teria escrito sua coleção de livros sobre a terra fantástica de “As Crônicas de Nárnia”. É um livro emocionante e Duriez prova, mais uma vez, que conhece muito do assunto.

Bem, aí estão os livros fundamentais para você entender um pouquinho mais sobre o vasto mundo criado por Tolkien. Dê uma bicada em qualquer um deles e você já estará mais preparado para encarar os próximos três anos de aventuras na Terra-média, desta vez ao lado de Bilbo, Gandalf e de um bando de anões sujos e barbudos, mas não menos adoráveis.


Rock On!

Marlo George já leu uns cinquenta livros tanto do próprio Tolkien quanto sobre sua obra e, até hoje, tem dúvidas sobre algumas coisas, tais como se balrogs tem ou não tem asas...

4 comentários :

  1. Puxa, Marlo... Este é realmente o caso de não julgar o livro pela capa... "Tolkien, Uma Biografia" tem uma capa melhor resolvida em termos de marketing do que a outra versão. Mas se vc diz que o conteúdo deixa a desejar, acredito em vc... (KJM)

    ResponderExcluir
  2. Acredite Kal, deixa mesmo. O problema do livro do Michael White foi o fato de o biógrafo não ter tido acesso direto ao autor biografado(pois o mesmo já era falecido)e nem aos seus familiares. O material de pesquisa que ele conseguiu para sua biografia foi aquele já publicado (o livro do Carpenter, inclusive), daí que decepciona. Ainda mais quando ele pretende lançar algumas sombras sob a personalidade de Tolkien, que era apenas um sujeito comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que feio... E o pior é que tem muito jornalista e biógrafo no Brasil que faz o mesmo... Como o biografado não tá vivo pra se defender, sobra pros herdeiros...

      Falando nisso, vai sair pela nossa parceira Novo Conceito o livro "A Sabedoria do Condado"...Já tinha ouvido falar? O link tá aqui: http://www.editoranovoconceito.com.br/livros/detalhe/9788581630618,Sabedoria-do-Condado,-A-_-Tudo-sobre-o-estilo-de-vida-dos-hobbits-para-uma-vida-longa-e-feliz

      (KJM)

      Excluir
  3. Excelente matéria sobre o Tolkien. Concisa e muito rica. Foi uma leitura agradável e uma surpresa, pois descobri fatos que desconhecia. Sem contar as ótimas indicações de leitura! EXCELENTE!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...