[CINEBOOK] Atividade Paranormal 4


Sinopse: Cinco anos após Katie (Kathie Featherston) matar a irmã Kristi (Sprague Grayden) e o cunhado Daniel (Brian Boland) e levar consigo o sobrinho Hunter, ela vive com o pequeno Robbie (Brady Allen) em uma casa. Do outro lado da rua mora a adolescente Alice (Kathryn Newton), que acompanha os passos do garoto juntamente com o amigo Alex (Matt Shively). Ambos acham Robbie bastante estranho, principalmente quando ele fica alguns dias na casa de Alice após Katie ter um problema e ir parar no hospital. Aos poucos Robbie se torna amigo de Wyatt, o irmão caçula de Alice, atraindo-o para um universo perigoso.

FICHA TÉCNICA:
Título: Atividade Paranormal 4
Título original: Paranormal Activity 4
Direção: Ariel Schulman, Henry Joost
Elenco: Kathryn Newton, Brady Allen, Aiden Lovekamp, Katie Featherston
Distribuição: Paramount Pictures
Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento: 2012
País de origem: Estados Unidos

Resenha: Não é segredo para os que me conhecem, minha opinião a respeito desta franquia que - por mim - poderia ter parado no primeiro filme! E vou explicar o por que...

Atividade Paranormal 4, filme muito aguardado - depois das duas sequências anteriores - chegou aos circuito cinematográfico muito bem cotado e recebeu boas críticas, a partir de seus trailers de divulgação. Tudo porque nestes trailers, os telespectadores ficavam sabendo que teriam cenas que não apareceriam no filme final (edição finalizada). Algo que serviu como "chamaris" para levar o público aos cinemas.

E neste filme, mais uma vez, é apresentado ao telespectador os elementos de um  "Documentário Falso".   Esta é uma estratégia muito utilizada por alguns cineastras para dar mais realidade as cenas e, até mesmo, fazer as pessoas acharem que tudo que está acontecendo ali é real!!! Mesmo elas sabendo, bem lá no fundo, que tudo não passa de pura ficção.

E querem dois bons exemplos disso?! O tão famoso "A Bruxa de Blair" - que teve uma sequência (por favor nem percam tempo assistindo!!!) que foi um fracasso total. Muitos detestaram "A Bruxa de Blair" por simplesmente não entenderam absolutamente nada do que estava acontecendo, principalmente, o final. O que é engraçado pois bastava apenas "prestar atenção" ao filme que a explicação estava bem ali, pairando em frente aos olhos ávidos por assistirem as sequências das cenas, mas não preparados para absorver e entender os detalhes e o significado de tais cenas. 

E este é um dos problemas de filmes que são feitos sob esses elementos: nem todo telespectador tem os olhos treinados para isso. O resultado é a insatisfação alheia e a propaganda de boca a boca negativa do filme. Outro filme que segue a mesma linha é o filme espanhol "REC", que também teve sequência. Em relação a filmes assim, eu costumo não assistir as sequências porque sei que vão - literalmente estragar todo o enredo criado no primeiro - e, na maioria das vezes, sempre estou certa!

Mas voltando ao Atividade Paranormal 4. Muitos estão dizendo que os efeitos especiais, neste filme, estão muito bons. Bem, a julgar pelo primeiro filme (ressaltando que só tinha visto - até então - este primeiro e o motivo já expliquei) que só teve um único efeito digno de dizer que foi "razoável", não compartilho da mesma opinião. Mesmo porque o tempo todo - enquanto assistia ao quarto filme -ficava me perguntando se o roteirista, diretor e produtores achavam que as pessoas não tinham senso crítico, ao ponto de engolirem esses efeitos especiais "a lá terror trash". Aliás, bem piores do que os filmes estilo trash!!!

Por outro lado, o filme é exatamente aquilo que se propõe: repleto de cenas que assustam (¬¬ pois é eu saí do cinema com raiva daquele gato!!!) e deixam a todos com uma sensação de agonia (como a cena da garagem, da banheira e da faca que some), porque a gente quer saber o que vai acontecer a seguir, né?! E aí a gente percebe que não acontece absolutamente nada relevante ou levamos outro susto com o danado do gato, arf!!! A todo momento, aparecem cenas que captam as "atividades paranormais" no filme...em sequências "a lá circuito interno de segurança".

Muitos dizem que o primeiro filme fez tanto sucesso porque era algo "inédito". Acho que esqueceram do antecessor "A Bruxa de Blair"! O segundo, também, seguiu a mesma linha de sucesso. O terceiro ajudou a entender os dois primeiros, pois preencheu algumas lacunas. Mas o quarto dá a impressão que foi feito apenas pelo sucesso da franquia e, é lógico, pelo  retorno financeiro(dindim, dinheiro, grana, bufunfa etc) que não está sendo pouco. Se está fazendo sucesso, está entrando dinheiro... Então, porque parar de fazer sequências?! Afinal o público está pagando, né?!

O que não posso deixar de dizer é que o quarto filme é completamente confuso, possui um roteiro fraquíssimo e um final muiiito previsível!!! E a explicação para o mesmo é ainda pior!!! Desculpem a minha sinceridade, mas não posso enganar ninguém. Só estou apresentando os fatos. E contra fatos não existem argumentos u.u 

O filme vale mais mesmo pela atuação de Kathryn Newton (Alex) e das crianças Brady Allen (Robbie) e Aiden Lovekamp (Wyatt) que foram aceitáveis. Alias os dois atores mirim - se continuarem progredindo assim, terão um ótimo futuro. Atuações assim fazem a gente pensar que "filmes de terror com crianças sempre proporcionam aquele friozinho na barriga e arrepio da coluna", videm " A Órfã"  e  "A Profecia". E foi assim que me senti! Toda vez que via o personagem Robbie, pensava "que criança mais sinistra, assustadora e feia meu Deus!". 

Agora, bom mesmo foi ver a reação das pessoas... nunca ri tanto assistindo a um filme tido como "terror/suspense"!!! Todo mundo gritava, ao mesmo tempo, o que me deixava um pouco desnorteada, mas eu não parava de rir. Lembro-me de três homens negros, de quase dois metros de altura, se borrando de medo. E foram sentar justo ao meu lado!!! kkkk E a cada reação deles, eu me acabava de rir. Só nas cenas finais (tipo os cinco minutos finais) é que parei de fazer isso. E me dediquei a quase arrancar o braço da minha amiga Jacqueline Santana. E o por que? Bem aí vocês terão que assistir ao filme para saber! kkkk...

Mas aviso logo, não vão - ao cinema - com grandes expectativas porque vocês vão se decepcionar...Agora se estão procurando por uma pequena distração apenas, bem talvez (digo talvez, mesmo) essa seja uma.

Bem, por hoje, é só...pessoas!!! 

Eu, Mac Batista, assisti a este filme e saí do cinema muito indignada com o gato, mas me diverti horrores com  "os três Marias para lá de medrosos"!!! :D

PS: Em breve resenha dos filmes "Possessão" e "Magic Mike"

Confiram os trailers

O primeiro trailer apresenta cenas que não fazem parte do filme


Já o segundo trailer possui cenas da produção.


7 comentários :

  1. Marlo George11 novembro, 2012

    Você disse que riu muito assistindo um filme de terror. OK! Este tipinho de filme é pra rir mesmo... Pelo menos essa franquia não se leva à sério, afinal "O Exorcismo de Emily Rose", quer assustar (ou na melhor das hipóteses, te fazer pensar e não consegue), mas acaba te fazendo rir mesmo. Eu (eu disse "EU", tá KAL, apesar da resenha não ser sua e apesar de saber que irás meter o bedelho... Que saco!!!!) tenho um problema seríssimo com filmes que não se levam à sério.

    PORRA! Se é terror, me aterrorize, não me faça rir. Eu bem me lembro do dia em que assisti Poltergeist pela primeira vez. Lá estava eu em um sítio, dividindo um apartamento minúsculo com meus parentes. Assisti o filme da varanda do apê, uma TV comunitária, e digo que foi um dos piores feriados da minha existência. Porém, apesar deste enviroment macabro, o que mais me faz tremer (quase mais que ver a calcinha suja de areia da minha prima pendurada na torneira)foi Poltergeist.

    Portanto, Mac, faça um favor pra si mesma: Acampe, vá pra casa de praia de alguém, enfim, divida seu espaço com a roupa íntima de outrem e assista Poltergeist na sequência. Se não assistiu ainda, ótimo. Se já assistiu, terá uma das piores noites da sua vida, que será ver filme repetido e se deparar com uma cueca, ou na pior das hipóteses, pentelho alheio no sabonete.

    E outra,nunca mais (eu disse "nunca mais") assista essas porcarias, como Atividade Paranormal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Marlo...também sou da mesma opinião: filme de terror tem que fazer mesmo as pessoas terem medo, se borrarem toda e tal!!!

      E eu assisti todos esses filmes que você citou e, com certeza, Poltergeist ganha disparado...

      A sensação de quando, infelizmente, assisto filmes assim é que já não fazem filmes de terror com antigamente...

      Filmes que nos faziam perder o sono, ter pesadelos, ter medo de ficar sozinhos dentro de casa (a qualquer hora)...

      Pois é... já não fazem filmes de terror!!!:/

      Mac Batista

      Excluir
    2. Como EU fui citado em sua resposta, tenho todo o direito de opinar... Tb tenho muito problema em filmes que não se levam à sério e só são feito por dinheiro. Ainda mais filme de terror/suspense/ ou coisa que o valha.

      O já citado "Poltergeist" é um dos meus favoritos tb, com Spielberg em forma contando uma história que nas mãos de um cineasta incompetente - como 99,99% dos cineastas atuais - seria apenas um filme clichê cheio de sustos bestas.

      Aconteceu algo quando esse filme foi exibido originalmente no Supercine da Globo. Eu morava numa vila de casa e estava assistindo com minha mãe. Quando o filme chegou ao final. Desligamos a TV e fomos ficar sentados na porta de casa. E todos os nossos vizinhos fizeram o mesmo!

      (quem se lembra cena final vai entender pq todos fizeram isso...)

      Excluir
    3. Marlo George12 novembro, 2012

      Todo mundo tem uma história inesquecível sobre esse sábado macabro....

      Excluir
  2. Marlo George11 novembro, 2012

    Sei que não tem nada haver com o post, mas..., por conta do dia, é relevante: VIVA ANDERSON QUESPANER!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu morro de medo de filmes assim!! Não assisto de jeito nenhum!!! uhahuauha
    Bom domingão e boa sorte na nossa promoção do blog ;)
    P.S. Obrigada por ter avisado dos links dos faces!

    Bjs
    Samantha,
    http://www.livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eheheh tb espero que vc tenha tido um ótimo Domingo!!!

      Sou suspeita pq adoro filmes de terror! Mas, como eu já disse, não se fazem filmes de terror como antigamente...os de hoje fazem a gente rir, isso sim!

      Uma pena realmente...rsssss

      Bjins e inté (MAC BATISTA)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...