[RESENHA] "Nômade", de Carlos Orsi Martinho

Sinopse: E se o mundo que você conhece, de repente, parasse de funcionar? Tudo se tornasse estranho, imprevisível? Essa é a situação em que um grupo de jovens tripulantes da nava espacial Nômade se vê lançado durante uma aventura que deveria ser perfeitamente segura - um faz de conta elaborado para prepará-los para o destino final de sua longa viagem pelo espaço. De uma hora para outra, a linha entre simulação e realidade se quebra e o que era brincadeira se converte em algo terrivelmente sério. Ou será essa apenas mais uma camada do jogo? Para Peleu, Helena e seus amigos, a resposta só aparecerá depois de uma jornada que os forçará a conhecer seu mundo, sua nave, de uma forma muito mais profunda do que jamais haviam imaginado.


Capa por Renato Alarcão
(Ed. Autores Associados)
 >>> Ficha técnica
Título: "Nômade - Uma Aventura no Espaço"
Autor: Carlos Orsi Martinho
Ilustrações de capa e miolo: Renato Alarcão
Ed. Autores Associados | 154 páginas | Série Ciranda de Letras |
Coleção Jovem Leitor | Ficção-científica | 2010


Resenha: Certa feita, enquanto eu cursava o antigo colegial, minha professora de Língua Portuguesa (Wilma era o nome dela) levou, de sua biblioteca particular, exemplares da célebre e saudosa Série Vagalume. A proposta era simples: a turma se dividiria em grupos e escolheriam um título para ler. Todos os integrantes deveriam ter acesso ao mesmo livro pois fariam uma prova sobre ele no fim do mês. De acordo com nossas contas, era aproximadamente uma semana para cada integrante poder ler e passar adiante.

Tenho boas lembranças dessa época. Embora para muitos era enfadonho ter de ler "por obrigação", para mim foi pura farra e diversão pois escolhemos um dos títulos daquele que tornou-se meu autor nacional favorito - o saudoso Marcos Rey -, que, através de seus escritos, me ensinou muito sobre como manter o interesse do leitor num texto e, claro, como entreter... Afinal, literatura, antes de ser arte, é entretenimento!

E isso me traz de volta aos tempos atuais onde crianças e adolescentes perdem vertiginosamente o gosto pela leitura - e muitos nem mesmo chegam a adquirir! Seria arrogante de minha parte tentar encontrar os motivos para isso e suas possíveis soluções, uma vez que não sou profissional da área didática. Mas creio que podemos, aos poucos, sanar tal situação com alguns títulos bem interessantes aos quais temos tomado conhecimento e divulgando, na medida do possível, aqui em nosso blog...

Um deles é "Nômade - Uma Aventura no Espaço", de Carlos Orsi Martinho, que recebemos recentemente de nossos parceiros da Editora Autores Associados. A trama segue os amigos Peleu, Helena, Autólico, Perséfone, Febe e Nausícaa, adolescentes de aproximadamente 14 anos de idade, que estão numa "missão de sobrevivência" em plena mata selvagem. À princípio, pensamos ser algo como uma versão hi-tech do reality show "No Limite" ("Survivor", no original) mas vemos em seguida que o acampamento é uma simulação perfeita da realidade encontrada no planeta onde a nave Nômade pousará ao fim de sua viagem.

A convivência em grupo é mais do que necessária para que possam sobreviver em terreno hostil. Porém, em determinado ponto da expedição, um deles se fere gravemente, fazendo-se necessário buscar ajuda dos adultos. O líder Peleu é seguido por Helena numa jornada perigosa através da enorme nave para conseguir salvar seu amigo. A dupla percorre e passa por situações extremas que só mostram que nem tudo o que sabem pode ser a verdade...

A leitura é interessante e pode proporcionar bons momentos tanto aos mais jovens quanto aos mais experientes. O fato de ser uma ficção científica não deve afastar os adolescentes deste livro, uma vez que o mesmo traça alguns paralelos interessantes entre seriados (Star Trek, Lost), games (Halo), filmes (Matrix) e até mesmo clássicos da literatura sci-fi (Encontro com Rama, 2001 - Uma Odisséia no Espaço). As ilustrações de Renato Alarcão complementam o material de bom gosto oferecido neste título, ajudando-nos a "enxergar" este admirável mundo novo...

Se vale a pena? Eu queria estar naquela nave!!!

Kal J. Moon não viu o cometa Halley passar pois achou que era sinal de mau agouro...!
>>> Sobre o autor
Carlos Orsi Martinho,
escritor e jornalista

Carlos Orsi Martinho nasceu na cidade de Jundiaí (SP) em 1971. Escritor de ficção científica e jornalista especializado em ciência, foi um dos pioneiros a escrever artigos e reportagens sobre temas científicos especialmente para a internet, começando em 1996. Em 2009, participou durante quase trinta dias da XXVIII Operantar (a Operação Brasileira na Antártida). Antes de "Nômade", já havia publicado os livros de contos "Medo, Mistério e Morte" (1996), "Tempos de Fúria" (2005) e o romance "Guerra Justa" (2010)

2 comentários :

  1. O livro parece ser interessante pela resenha. Se eu ganhar, vou ler ele e depois dar pro meu irmão ler também. Algo me faz pensar que ele vai gostar desse tipo de história :)

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente eu adoro esse blog, pois, sempre oferece ao leitor conhecer excelentes autores brasileiros.
    Sobre a resenha, é difícil dizer, já que se trata de um texto elegante e robusto, o qual narra de forma única a atenção do autor ao livro lido. Um texto cativante que nos faz desejar conhecer o autor e suas obras.
    Sobre o livro acredito que realmente é uma leitura encantadora, amo sci-fi e valorizo o autor que consegue faze-lo. Nômades ao que me parece, possui algumas semelhanças com outras histórias que já li, mas acredito piamente que isso não desvaloriza a obra, pelo contrario é divertido ver por outros ângulos, outras lentes de uma situação conhecida.
    Parabéns!

    Julielton Souza

    http://dialeticaproposital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...