[5 PERGUNTAS] AIL entrevista Mike Deodato, Jr.

Nascido Deodato Taumaturgo Borges Filho, natural de João Pessoa (PB), o agora internacionalmente conhecido desenhista de histórias em quadrinhos Mike Deodato, Jr. pode ser considerado um veterano do ofício da arte de contar visualmente uma trama antes imaginada por um roteirista que, na maioria das vezes, está em outro continente...

Mas a carreira não foi fácil como muitos imaginam pois, no início, trabalhava em dois empregos para poder se sustentar até conseguir viver exclusivamente de seu sonho.
Nova capa de
"3000 Anos Depois"

Recentemente, ganhou, da Marvel Comics - editora onde trabalha atualmente -, a publicação de um "art-book", um livro que conta sua retrospectiva nos trabalhos que fez por lá e que serve, ao mesmo tempo, como reconhecimento de um longo tempo dedicado principalmente aos super-heróis (como Glory, Mulher Maravilha, Thor, Elektra, Homem-Aranha, Hulk, Batman, Wolverine, Vingadores, dentre muitos outros pois a lista é imensa) mas também compartilhando, no início da carreira, com histórias de ficção-científica (como a hoje clássica "3000 Anos Depois", com roteiro de seu pai - que também chegou a ser lançada fora do Brasil com o nome de "Fallout 3000") e adaptações de seriados de TV (como "Perdidos no Espaço", "Contratempos" e "A Bela e a Fera").


Capa do Art-Book
(Marvel Comics)

Em breve, voltará a mostrar sua faceta de autor com o novo lançamento "The Cartoon Art of Mike Deodato, Jr. - Volume 1", livro de tiras que conta, de forma bem humorada, um pouco de sua vida pessoal e profissional. Curiosamente, o projeto foi anunciado em forma de crowdfunding nos EUA, tendo alcançado o objetivo em poucos dias, só mostrando que o nome do autor continua em alta mesmo em voos solos.

Capa original
E aqui é o espaço ideal para descobrir sobre esses e mais assuntos pois vamos destrinchar tudo em apenas #5perguntas. Pegue seu refrigerante de laranja favorito, sente-se em sua poltrona mais confortável e confira nosso papo com o astro das grafites flamejantes Mike Deodato, Jr....!

(Aplausos!!!)

1) Seu início de carreira foi inusitado pois você começou ilustrando roteiros de seu pai. Como foi essa experiência de ter apoio familiar na busca de seu sonho onde a maioria dos aspirantes a desenhistas não tem?

Mike Deodato, Jr.:
Tive muita sorte de ter pais que me apoiaram tanto. Claro que tivemos dificuldades financeiras, como toda família, mas pelo menos o apoio moral nunca me faltou.

2) Em questão de estilo artístico, você voltou ao clássico e anatômico, com referências fotográficas e muita luz e sombras, bem característico de seu início de carreira. Por que resolveu mudar?

MD, Jr.:
Quando eu vi o que a Image estava fazendo nos anos 90, fiquei muito impressionado e absorvi tudo o que pude. A partir de 2000, com mais maturidade profissional, foi que comecei a perceber a importância da narrativa. Compreendi que o desenho deve servir à história e não o contrário. Meu desenho mudou com meu modo de pensar.

Ártemis, coadjuvante
da Mulher-Maravilha
(anos 1990)
Wolverine (no detalhe, Deodato, Jr
é seu próprio modelo - anos 2000)






















3) Voltaremos em breve a ver seu lado autor com seu livro de tiras "The Cartoon Art of Mike Deodato, Jr. - Volume 1". Como surgiu a ideia de fazer quadrinhos contando um pouco de sua experiência profissional e por que lançá-lo em crowdfunding?


MD, Jr.:
Tenho feito estes cartuns e historinhas pra minha esposa e filha por anos, como uma forma de expressar meu amor por elas. Nunca havia pensado em publicá-los mas todos os meus amigos que os viam pendurados nas paredes de nossa casa sempre me perguntavam porque eu não os publicava. Até que eu me convenci e fui em frente. A escolha pelo crowdfunding foi mais pela natureza do projeto. Por ser tão pessoal, achei que seria uma boa maneira de sentir se haveria alguém interessado... e havia. A edição em português sairá pela Kalaco e deve ser lançada na Fest Comix.
Tira do novo projeto
com sua filha como personagem
Tira do novo projeto,
com Deodato, Jr. e sua esposa


4) Você trabalhou com grandes personagens e grandes roteiristas. Qual desses trabalhos lhe deram mais satisfação profissional?

MD, Jr.:
Minha parceria com (o roteirista Brian Michael)Bendis em tantas revistas tem sido muito gratificante. Temos uma conexão muito forte criativamente.

O roteirista Brian Michael Bendis
e Deodato, Jr.


5) Quais seus novos projetos nos quadrinhos e o que poderemos esperar de Mike Deodato, Jr nos próximos anos?

MD, Jr.: Estarei me reunindo com Bendis em fevereiro (2013) para planejarmos nosso próximo projeto. Aguardem. ; )
Deodato, Jr. e Stan "The Man" Lee

Kal J. Moon agradece em nome da Equipe AIL e deseja à Deodato, Jr. muito sucesso em seus novos projetos... \o/

2 comentários :

  1. Respostas
    1. Oi, Cícero... Bem, caso queira ver a arte de Deodato, nas bancas brasileiras tem a revista "Os Novos Vingadores" (Ed. Panini) com histórias desenhadas por ele... Abração! (KJM)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...