[BOOKTOUR] "A Garota do Outro Lado da Rua"- BOOK TOUR de Lycia Barros

A Garota do Outro Lado da Rua
Lycia Barros - Novo Século
113 páginas - Ano: 2012

Sinopse: Enzo é um menino intelectual e aplicado nos estudos que não se importa em ser ridicularizado pela maioria dos colegas de turma. Ao lado de seu amigo Leandro, entra e sai do colégio com uma vida monótona e sem grandes emoções. Entretanto, há alguém que sempre balança a serenidade de Enzo: Rafaela, sua vizinha de frente, por quem Enzo é apaixonado desde a infância e é sua colega de turma. Porém, linda e popular entre os estudantes, Rafaela não se dá conta da sua existência até que um dia, em uma excursão do colégio, ambos se perdem juntos na mata. Rafaela e Enzo começarão a se conhecer melhor e perceberão o quanto estavam enganados a respeito um do outro. Mas será que esse conhecimento resultará em uma grande amizade? Será que o amor de Enzo sobreviverá além das aparências? Afinal, quem é verdadeiramente a garota do outro lado da rua?

Resenha: "A Garota do outro Lado da Rua" conta a história de Enzo e Rafaela. Dois adolescentes que "vivem em mundos diferentes". Ele é o típico garoto tímido, estudioso e "nerd" da escola, o que significa que é um adolescente de poucos amigos. Ela é comunicativa, linda...desejada pelos meninos e invejada pelas meninas, o que lhe proporciona uma vida social bem agitada. 

Enzo é apaixonado por Rafaela desde que se entende por gente. E, apesar de estudarem na mesma turma e serem vizinhos, nunca trocaram uma palavra sequer. No entanto, essa realidade começa a mudar quando - em um dia de excursão escolar pela Floresta da Tijuca - eles são surpreendidos por bandidos e... Bem para vocês saberem como termina, terão que ler o livro (rsss). Ah! Acham mesmo que contaria a história toda?! Tá bom!!!...(rssss).

Voltando a resenha... Esta é uma típica história teen que - apesar de ter um público-alvo específico - pode ser lida por pessoas de qualquer faixa etária. E mesmo com os clichês do gênero, o romance consegue surpreender o leitor. 

Um ponto positivo é que a autora, Lycia Barros, consegue atingir o objetivo ao qual se propôs: usar contextos próximos à realidade do universo adolescente. Um bom exemplo são as citações de seriados como Lost e Discovery Channel, além da "Tecnologia Teen" como os Ipad's e do herói infanto-juvenil de todos os tempos... Harry Potter! A descrição da Floresta da Tijuca, da botânica e dos pontos turísitcos nesta existentes: O Lago das Fadas, Vista do Almirante e a gruta Luis Fernandes é de encher os olhos. Tanto que a autora consegue despertar a vontade no leitor de colocar uma mochila nas costas e se aventurar em "um dia de trilha" por esta maravilha natural que está logo alí!

Importante ressaltar que, ao final do livro, o leitor encontra um "suplemento de  leitura" onde o mesmo tem a chance de colocar em prática a  sua "compreensão de texto". É bem gostoso e não dói nem um pouquinho dispensar alguns minutos do dia para responder as perguntas (rssss), o que torna válida a proposta da autora de trabalhar com seus livros em salas de aula. Aliás, a formatação do livro realmente possui essa didática. Portanto, parabéns!!!

Enfim, "A Garota da Rua ao Lado" possui uma leitura rápida que flui com facilidade e é high/hiper/ultra/super juvenil. E, acima de tudo, aborda temas que são atemporais. E, apesar da história ter um final supreendente e bem legal, achei que este foi "muito rápido". Tanto que me arrisco a dizer que o mesmo poderia ter sido melhor desenvolvido para que os leitores saboreassem com maior prazer o Gran Finale, evitando a sensação de "prêmio de consolação".

Moral da história: nem sempre as coisas acontecem como desejamos e que "(..) beleza não é tudo. Além da forma. Tem que ter conteúdo. Senão você. Se torna descartável. Que nem uma boneca inflável (...)" [palavras de Gabriel - o pensador]. #ficaadica...

Portanto, recomendo!!!

Bjins e inté (Mac Batista)

TeaserBook:

 

===============>
 
Lycia Barros A autora  reside com o marido e os filhos em sua cidade natal: Rio de Janeiro. Hoje, como sua função principal, atua apaixonadamente como escritora. Paixão essa, herdada desde que cursou letras na UFRJ. Seu primeiro romance foi o livro que já é sucesso "A Bandeja- qual pecado te seduz?" lançando em Outubro de 2011. Em seguida, os livros: "Entre a Mente e o Coração" (Coleção Despertares) e "Tortura cor-de-rosa" (Geração Z). Uma excelente escritora!

<===============

2 comentários :

  1. Achei legal o que vc comentou sobre a autora se aproximar do universo adolescente. Tem autor que às vezes escreve para esse público, mas não usa uma linguagem própria para ele...

    Tenho vontade de ler o livro. Acho o enredo e a capa super gracinhas *-*

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é Kel Costa...A proposta da autora é bem legal e muito bem elaborada e trabalhada. Gostei desta iniciativa e espero que todos os livros dela sigam esta proposta. Abs, Mac Batista.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...