Resenha "Corações Sujos", de Fernando Morais

Capa da edição nacional
Título: Corações Sujos
Autor: Fernando Morais
Ed. Companhia das Letras | 344 páginas | Romance Histórico


Resenha:
Encontrei "Corações Sujos" sendo vendido numa feirinha da faculdade e, admito, o comprei pela capa. Levei pra casa sem saber do que se tratava e no meio do caminho já tinha me arrependido de ter gasto meu rico dinheirinho. Joguei o livro de lado e o deixei tomando poeira por um tempo. Até que, num belo dia, resolvi pegar pra ler. Quando terminei a leitura, após constatar que o livro valeu cada centavo gasto, profetizei: "Isso vai virar filme! Isso tem que virar filme!". Essa história já faz uns bons 12 anos (por aí...) mas finalmente, no ano passado, recebi a notícia de que a obra já virou filme!

O livro, vencedor do prêmio Jabuti, conta a história da Shindô Remmei, um grupo de imigrantes japoneses que viviam na cidade de Tupã (no interior de São Paulo) e que acreditava que a Segunda Guerra Mundial havia sido vencida pelo Japão. Se eles fossem apenas um grupo de alienados inofensivos, teriam passado despercebidos pela História. Porém, de inofensiva, a Liga do Caminho dos Súditos (como também era chamada) não tinha nada, uma vez que matavam qualquer japonês que discordasse da aludida vitória nipônica. Entre janeiro de 1946 e fevereiro de 1947, os membros da Shindô Remmei mataram 23 imigrantes no estado de São Paulo.

Fernando Morais, como sempre, fez um trabalho de pesquisa impecável, entrevistando ex-membros da Shindô Remmei, assim como seus descendentes e algumas testemunhas oculares da história. Um trabalho tão minucioso de pesquisa que o autor, ao ser entrevistado no programa Canal Livre (da Rede Bandeirantes), disse que Fernanda Takai (vocalista da banda Pato Fu) revelou-o que se admirou ao ler no livro que o avô dela não só havia pertencido à Liga do Caminho dos Súditos como era um membro entusiasmado, cometendo crimes em nome da causa.

Se você curte documentário, vai adorar. Se acha que sabe tudo sobre a História do seu próprio País, leia este livro. Você verá que deixaram de te contar muita coisa no colégio.
Fernando Morais

Marlo George nunca acreditou em tudo o que sua professora de História lhe ensinava...

Sobre o autor

O jornalista, escritor e político Fernando Morais é mineiro mas construiu sua carreira em São Paulo. Trabalhou nas redações do Jornal da Tarde, Veja, Folha de S. Paulo e TV Cultura. Recebeu três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril de Jornalismo. Foi deputado estadual e secretário de Cultura e de Educação do Estado de São Paulo. Além de Corações Sujos - pelo qual recebeu o Prêmio Jabuti de Livro do Ano de Não-Ficção, em 2001 -, escreveu outros oito livros, entre eles os best-sellers Olga, Chatô, o rei do Brasil e O Mago, biografia do escritor Paulo Coelho, publicado em mais de 30 países. Publicado em mais de vinte países, Olga foi transformado em filme no ano de 2004. Vista por mais de cinco milhões de espectadores, a película foi indicada para representar o Brasil na premiação do Oscar de 2005.

Cartaz nacional
Curiosidades sobre o filme
Cartaz japonês

 Dirigido por Vicente Amorim - do ótimo "Um Homem Bom" -, o filme tem no elenco Du Moscovis e os japoneses Tsuyoshi Ihara - que participou de "Cartas de Iwo Jiwa", dirigido por Clint Eastwood, Takako Tokiwa e Eiji Okuda) e estréia programada em agosto de 2012 no Brasil.  Recentemente, foram divulgados os cartazes nacionais - e um japonês! -, além, claro do trailer oficial.


Trailer do filme "Corações Sujos"


1 comentários :

  1. Eu nunca li mas tudo o que Marlo me contou sobre ele realmente parecia coisa de filme!!! Espero que a adaptação tenha feito jus à obra... (KJM)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...