Resenha "Viajando pelo Espetáculo mais Bizarro da Terra: Os Sete e Sétimo" de André Vianco

Olá, queridos leitores!!! Há muito tempo que eu queria compartilhar minhas impressões em relação aos livros de André Vianco. Depois de pular daqui, ali e acolá...Eis que resolvi, finalmente, escrever algo sobre literatura vampiresca. 


Apesar de não ser fã deste tipo de leitura, estou mais inclinada a ser uma admiradora do que qualquer outra coisa! O que me leva a confessar o fato de eu ter lido "O Senhor da Chuva", "Os Sete", "Sétimo", "Bento", "Vampiro Rei Vol. 1 e 2", "Turno da Noite Vols. 1, 2 e 3" em apenas 15 dias!!! 

Pois é também fiquei assustada com a minha capacidade de absorção (rssss). Isso só ocorre quando nos deparamos com autores que conseguem despertar o tal "interesse" do leitor. E aí... a gente não consegue mais parar (rsss). Legal, né?!


OS SETE| André Vianco|Editora Novo Século| Ano 2000|
Sinopse:  Mergulhadores encontram uma caravela naufragada no litoral do Rio Grande do Sul e dela retiram vários objetos, inclusive uma grande caixa de prata. Quando a caixa é aberta, sete vampiros do Rio D'Ouro Portugal, acordam e passam a espalhar terror no Brasil. André Vianco apresenta os vampiros "Inverno", "Acordador", "Tempestade", "Lobo", "Espelho", "Gentil" e "Sétimo" que possuem poderes sobrenaturais que vão além da vida eterna, força e velocidade sobrehumana que geralmente são vistos na maioria dos filmes e livros sobre o gênero.


SÉTIMO| André Vianco|Editora Novo Século| Ano 2002|
Sinopse: Um vampiro desperto depois de quinhentos anos abre os olhos numa terra estranha, nova e cheia de sangue. “Sétimo” decide fazer do Brasil seu novo lar, para tanto terá de formar um verdadeiro exército de vampiros para demarcar seu território, exibir seu poder e dar combate aos caçadores. Elege um vampiro recém-criado (Tiago) para servir-lhe de guia, general e pupilo. Em sua sede por sangue e conquistas, ao autoproclamar-se a criatura mais perigosa da terra, Sétimo atrai além de vampiros, um sem-números de inimigos deste e do outro mundo. Estes inimigos despenderão esforço sobre-humano, empregando, além de armas carregadas com balas de prata, dentes pontiagudos e poderes paranormais. O espetáculo mais bizarro da terra não pode parar.


Resenha: Apesar  do livro "O Senhor da Chuva" ser o primeiro romance escrito por André Vianco, foi com "Os Sete" que o autor começou a ficar conhecido no mundo literário. E o reconhecimento foi tão considerável que rendeu as seqüências: "Sétimo" e "O Turno da Noite Vols. 1, 2 e 3".
"Quando a água inundar sua rua
Quando o gelo resfriar seu sangue
Ponha-se a correr, use seu cavalo mais rápido
E prepare-se para conhecer Os sete
Pois eles, agora, vão encenar o espetáculo mais bizarro da Terra. "(Os Sete)

Em "Os Sete" vemos a história de três amigos (Tiago, Olavo e César) que vivem na pequena cidade de Amarração, Rio Grande do Sul. E, em um dia de mergulho, que deveria ser como os anteriores, eles descobrem uma caravela naufragada. Esta é uma embarcação da época do descobrimento do Brasil. 

O interesse pela descoberta aumenta, conforme eles avançam na inspeção da embarcação. Dentro desta, os três amigos encontram uma grande caixa de prata. Pensando ser um tesouro, eles entram em contato com pesquisadores da Universidade de Porto Alegre que confirmam, através de vídeos, a autenticidade da caravela.

Dar-se, então, início a pesquisa do século. O que eles não poderiam, sequer imaginar, era que dentro desta caixa, encontravam-se sete corpos muito bem conservados ("Inverno", "Acordador", "Tempestade", "Lobo", "Espelho", "Gentil" e "Sétimo"). Acidentalmente, os sete vampiros são acordados. E é aí que a vida destes três amigos e todos aqueles que, infelizmente, atravessarem o caminho destes vampiros mudará para sempre.

Tudo isso nos é mostrado através de uma belíssima narrativa, com fatos tão ricos em detalhes que não temos muita dificuldade em desenharmos todas as cenas em nossas mentes ávidas e férteis (rsss). O despertar dos vampiros do rio D'Ouro literalmente sacode a cidade de Armarração. O mesmo coloca todo o poderío bélico daquele local de pernas para o ar, fazendo o leitor prender a respiração por vários minutos. E o que não faltam são cenas com muitos tiros e mortes! 

O humor está constantemente presente o que nos rende momentos de muitas gargalhadas! Acreditamos que o autor prefiriu utilizar este recurso para amenizar a tensão que perspassa por toda a trama. E Vianco o fez na dose certa. A história "suspense-terror-fantasia-romance", com o toque  de humor, por detrás de cada situação, ficou mais leve e prazerosa.

De todos os momentos descritos no livro os que mais chamam a atenção são os confrontos entre "humanos x vampiros e vampiros x vampiros". Tais confrontos já se tornaram marca registrada nos livros de André Vianco. 

Quero essa jaqueta pra mim!!! (rssss)
Além disso, não poderíamos deixar de falar das cenas engraçadíssimas dos vampiros do rio D'Ouro descobrindo-se em um novo século. A surpresa diante das novas tecnologias, inventos e adventos é memorável. E não se enganem ao acharem que eles voltam correndo para a tal caixa de prata, morrendo de medo deste novo mundo! Muito pelo contrário! Os vampiros, apesar de receiosos, se amarram no mundo atual! É impossível não termos simpatia por eles! E, por um ínfimo momento, nos esquecermos o quê eles, realmente, são: verdadeiros predadores.

A narrativa do livro é dinâmica e interessante, fazendo o leitor devorar as páginas em pouco tempo. Por fim, o autor deixa algumas questões "em aberto" para serem respondidas no próximo livro.

E, por falarmos em próximo livro, em "Sétimo" encontramos o mesmo time do livro anterior. No entanto, temos mais cenas de ação e confrontos. A história está mais amarrada, com personagens - já apresentados em "Os Sete" - mais explorados.  Sempre dizemos que  o famoso "TIME" é muito importante. E isso se personifica nas primeiras linhas, de "Sétimo", fazendo com que o leitor tenha a sensação de que não estar lendo um novo livro, mas sim um capítulo continuativo do primeiro. E isto é muito bom!!!

Neste livro, o autor nos apresenta personagens atormentadas com suas constantes dialéticas. Tiago tem papel importantíssimo para o desfecho da história, juntamente, com Elaine e César. Outros personagens marcantes também são apresentados aos leitores, como Paola, Aléxia, Aguinaldo, Dimitri e Tobias.

Ficamos sabendo um pouco mais sobre Dom Afonso (o Lobo), que tem mais espaço na história. E ainda nos aprofundamos na história de Sétimo e nos anos em que ele ficou em poder do próprio Diabo. Este é responsável por mudar, para sempre, a vida de Tiago e traz de volta os outros vampiros do rio D'Ouro para confrontar Sétimo. 

Os diálogos entre Tiago e o Diabo caem nas graças dos leitores, assim como acontece em "Constantine". As cenas descritas são impecáveis. E as aparições do barqueiro (responsável por levar as almas perdidas para o inferno) são de arrepiar, dignas das antigas histórias gregas! Homero  agradece e...Caronte que se cuide!!!

Bricadeiras à parte! Ressaltamos que este livro é cheio de reviravoltas, batalhas, conspirações, suspense e muita adrenalina. As histórias paralelas possuem igual importância no desfecho final. Portanto, para aqueles que desejam ler os dois livros, fiquem atentos aos detalhes! 

Ah! E o "amor" está sempre presente do início ao fim! 

André Vianco escreve como poucos e consegue prender a atenção do leitor até a última página! A belísisma descrição das ruas de Osasco e São Paulo são de encher os olhos! 

Enfim, o que podemos esperar de um romance que tem como ingredientes principais: os vampiros do rio D'Ouro, os recém criados, as hordas de zumbis e o espetáculo mais bizarro da Terra?! Portanto, recomendamos!!! (rsss).

Recomendamos mais ainda vocês passarem por aqui nos próximos dias para lerem a resenha sobre as seqüências destes dois livros: "O Turno da Noite Vols. 1, 2 e 3".
Bjins e inté, Mac Batista.

==============>
Curiosidades: Os Sete é um romance do autor brasileiro André Vianco, publicado em 2000 de maneira independente. André Vianco usou o dinheiro do seu FGTS para publicar a obra, inicialmente com a modesta impressão de 1000 exemplares, todos vendidos pelo próprio escritor. No ano seguinte, a Editora Novo Século se interessou e passou a publicar a obra. Inicialmente seriam apenas dois vampiros e o título seria "Os Dois". 

Insatisfeito, Vianco mudou o nome para "Os Sete". É seguido por "Sétimo' e "O Turno da Noite". O livro menciona a Batalha Negra ocorrida em Belo Verde, tema central da obra O Senhor da Chuva. Uma das cenas do livro é ambientada na Rua Dona Primitiva Vianco que deu origem ao nome artístico do autor. É o livro do autor mais vendido até o momento, já tendo alcançado a marca de 100 mil exemplares.

André Vianco é um escritor brasileiro, nascido em São Paulo, estado de São Paulo, e criado em Osasco. Suas obras sobrenaturais misturam terror, suspense, fantasia e romance em histórias que geralmente envolvem o tema Vampiros. (Fonte: Wikipedia.org) <==============

5 comentários :

  1. Ainda não li nem um livro do autor mas devem ser otimos! Ainda falando de vampiros...!

    Adorei a resenha!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Marlo, td blz?!
    Acredito que você não seja o único com esta opinião! Como também existem os de opiniões contrárias...Respeito todas as opiniões...Aliás a minha não está nem de um lado, nem de outro...Não sou fã, mas também não desgosto! Gosto é gosto...e isso é algo que não se discute, apenas se aprecia...ou não...afinal o livre arbítrio existe para isso,né?!rssss.Obrigada pelo seu comentário, bjinss e inté. Mac.

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda, td blz?! Quanto tempo, hein!!! Senti sua falta por aqui...Pois é conheço muitas pessoas que ainda não leram nenhum livro de André Vianco...Se você tiver a oportunidade leia os que indiquei aqui, depois me diz o que achou...blz?! Vlw pelo comment, bjins e inté. Mac.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mac!
    Adorei o post sobre o André sou super fã e tb já li todos os livros que mencionastes,foi minha iniciação no mundo vampiresco.Adorei todos eles,mas o meu xodó continua sendo Bento.Adorei a resenha parabéns.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabi, td blz?! Que bom que vc tb curti André Vianco rssss...eu já li todos mesmo!!! E foi um atrás do outro rssss. Confesso que tb acho Bento o melhor!!! Rs...bjins e inté, Mac.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...