Resenha "Um Coração Cheio de Estrelas", Alex Rovira e Francesc Miralles

Bom dia, queridos leitores!!!
Hoje, trago para vocês resenha do livro "Um Coração Cheio de Estrelas" de Alex Rovira e Francesc Miralles, ressaltando que ganhamos esse livro na promoção do blog As Meninas que Leem Livros. Bem, espero que gostem!!!
SINOPSE: Uma fábula sobre o poder ilimitado do amor. Michel é um garoto órfão que nunca conheceu os pais. Ainda assim, ele é a criança mais feliz do orfanato em que vive. É que Michel tem um segredo: o sorriso de Erin, sua melhor amiga, por quem é apaixonado. Em uma noite fria, Erin dorme e não acorda mais. Os médicos não conseguem diagnosticar o que tomou conta da menina. Ela está em coma. Arrasado, Michel sai vagando pelas ruas procurando ajuda, até encontrar uma estranha e sábia velha que lhe diz o motivo da doença de sua amiga. “A dor que a pôs para dormir é a falta de amor, por ter sido abandonada.” Michel então deve encontrar nove tipos diferentes de amor entre as pessoas, cortar um pedaço em forma de estrelas de suas roupas. Ao final a velha irá tecer um enorme coração. Um livro emocionante, em que o leitor encontra, a cada momento uma surpresa ao descobrir também amor nos pequenos detalhes da vida.
Resenha: Antes de iniciar esta resenha, gostaria de ressaltar um fato muito interessante que me chamou a atenção: o relato de Alex Rovira, explicando como teve a idéia de escrever esse livro. O seu relato é tão emocionante que vale pelo livro inteiro! (rsss). Isto não quer dizer que o livro não tenha o seu peso, muito pelo contrário, o livro tem um toque... uma leveza tão especial e emotiva, que vale a pena ler, reler...quantas vezes assim desejarem.

O livro "Um Coração Cheio de Estrelas" conta a história de Michel, um menino de 9 anos que vive no Orfanato Municipal de Selonsville (cidade fictícia). Ao contrário do que muitos imaginam, ele é um menino feliz. O que vai de encontro ao estado de espírito da maioria das crianças que ali vivem. E quê muitos não sabem é que sua felicidade tem dois motivos: 1- o fato de ter sido abandonado ainda bebê e não guardar nenhuma lembrança de seus pais biológicos; 2 - sua melhor amiga, Erin.

Michel e Erin são inseparáveis desde pequenos. Andam sempre juntos...fazem quase tudo juntos!!! No entanto, no inverno de 1946, algo terrível os separa: Erin adormece e não acorda mais...Ela entra em coma. E, apesar de todos os esforços, por parte dos médicos, para que Erin acorde e, também, descobrir a origem de sua doença, nada acontece. Michel, arrasado, inicia sua busca por ajuda em toda a cidade. E quando começa a perder a esperança, ele conhece uma senhora, chamada Hermínia, que explica a Michel o verdadeiro motivo que fez Erin entrar em coma: a falta de amor.

A cura de Erin só aconteceria depois que eles (Michel e Hermínia) tecessem um coração contendo os nove (09) diferentes tipos de amor: 1- O amor romântico; 2- O amor de longa duração; 3- O amor aos filhos; 4- O amor aos amigos; 5- O amor aos animais; 6- O amor pela natureza; 7- O amor aos livros; 8- O amor pela vida e ; 9- O amor por si mesmo. Estes amores seriam representados, em forma de estrelas, recortadas das roupas de cada uma das pessoas que Michel reconhecesse a existência de tais amores. Esta parecia ser uma árdua e díficil tarefa para um menino de apenas 9 anos de idade! No entanto, por Erin, nada era impossível, pois Michel faria qualquer sacrifício com um belo e grande sorriso nos lábios...só para ter o grande amor de sua vida de volta... E assim dar-se início a "Odisséia" de Michel...que vocês só saberão o desfecho, lendo o livro...é lógico! (rssss).

Fato é que, por um lado, apesar da primeira impressão de ser um livro de gênero infantil, o mesmo serve para todas as idades. É impossível não se emocionar com a fé inabalável de Michel (que me fez ter saudade dos meus 9 anos...rssss) e, também, sua perseverança. Além, é claro, dos tipos de amores que o autor nos apresenta. Pelo outro, ao terminar a leitura, fiquei com um gostinho de "quero mais". E foi, então, que percebi o quanto este tema poderia ter sido mais trabalhado, tendo os personagens mais desenvolvidos. Podendo alcançar  e, quiçá, ultrapassar as 300 e tantas páginas (rsss). Só isso, DIGO, apenas isso deixou-me um pouquinho queixosa (rssss). Mas, como muitos dizem por aí:  "O que vale não é a quantidade, mas sim a qualidade".

Enfim, para os que ainda não leram...Recomendo "Um Coração Cheio de Estrelas"...por sua linda, emocionante e RÁPIDA história. DICA: leiam com calma e tentem tirar o máximo que puderem da pequena lição de vida que Michel nos ensina. De todos os amores que  eu vi neste livro, aquele que mais me identifiquei foi o "amor aos amigos". E essa escolha deve-se ao momento ímpar que estou vivendo...

"O Segredo do amor  aos amigos: Os amigos são a família espiritual que escolhemos para a viagem da vida"
E é a mais pura verdade!!! :)

Bjins e inté, Mac.


Álex Rovira é licenciado em Ciências Econômicas e em MBA pela ESADE. Além de lecionar e dirigir seminários para executivos em diferentes instituições académicas, é um dos diretores e sócios-fundadores da Salvetti & Llombart, uma empresa catalã de consultoria que conta entre os seus clientes algumas das principais multinacionais e ONGs europeias e americanas.Também escreveu os livros: "Uma Boa Vida" (2010) e "Uma Boa Crise" (2010).



Francesc Miralles nasceu em Barcelona em 1968. Estudou Jornalismo na Universidade Autónoma de Barcelona, mas abandonou o curso passados 4 meses para trabalhar numa taberna do bairro gótico onde aprendeu a tocar piano. Voltou à universidade após um ano, onde estudou Filologia Inglesa e fez mestrado em Edição de Livros. Ingressou no mundo editorial primeiro como tradutor, e depois como editor. Teve uma carreira editorial de 3 meses que serviu de inspiração para o seu primeiro romance em Castelhano, Barcelona Blues, e o levou a tomar uma decisão: não voltar a trabalhar numa empresa. Tem-se dedicado à escrita, embora também exerça funções de assessor literário e consultor em várias editoras. Escreveu, também, os livros: "O Quarto Reich" (2011) e "Quem me Dera Que Estivesses Aqui!" (2010).

4 comentários :

  1. Oi Mac!
    Eu adorei a resenha,cheia de sentimento e emoções e a história parece ser daquelas que marca vc.Vou procurar o livro para ler,eu adorei.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. adorei a resenha! vou procurar esse livro pra comprar, me apaixonei!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabi! tudo bem?! Que bom que você gostou da resenha!!! Tenho certeza que não vai se arrepender de ler o livro!Bjins e inté...

    ResponderExcluir
  4. Olá Ibagis, tudo bem?! Tenho certeza que você vai gostar do livro, assim como eu!!!rssss...Obrigada pela visita e por compartilhar a sua opinião conosco...volte sempre que quiser, tá?! Bjins e inté...Mac.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...