Gibi Review #04: "Liz - Edição Especial", de Daniel Brandão e Liz Bezerra Brandão

                                                       Título: Liz - Edição Especial
Autores:  Daniel Brandão (texto e arte) e Liz Bezerra Brandão (inspiração)
24 páginas | Edição independente | Capa colorida | Miolo P/B | Formato A5 na horizontal
Clique aqui para comprar


Resumo bobo da história: Liz é uma linda garotinha. Muito inteligente e bem humorada. Cheia de talentos, curiosidades e amor pela vida. Daniel é um pai coruja. Faz quadrinhos há tanto tempo que não consegue se expressar melhor de outra forma. Por isso, ele criou uma tirinha com a sua filha como uma forma de declaração de amor.

Trecho:

Resenha: É um tanto complicado resenhar sobre uma obra de quem admiramos justamente porque tem o "problema" de comprometer sua opinião pelo gosto. Por outro lado, também pode-se falar a verdade, apontando erros ou problemas na edição e acabar perdendo a amizade... Tentaremos equilibrar a balança por aqui para que seja tudo imparcial.

Este lançamento comemora dez anos do Estúdio Daniel Brandão. Nada melhor do que uma compilação de tiras inspiradas em sua própria filha e compartilhada pelos amigos na internet, mostrando um grande sucesso de público.  

Mas o que faz uma obra como essa sustentar-se fora da web? O que levaria uma pessoa a comprá-la, uma vez que pode obtê-la de graça com um simples clique? Muitos especialistas já tentaram responder a essas perguntas com diversas teorias mas na prática segue a premissa de que, se o material da web for realmente bom, as pessoas vão querer tê-lo fisicamente. Neste caso específico, o motivo principal é que nem todas as tiras compiladas neste volume foram disponibilizadas online, o que nos leva ao quesito "novidade".
 
Daniel Brandão e Kal J. Moon
durante o evento Rio Comicon 2010

O conteúdo segue de hilário a curioso - com o qual muitos pais se identificarão - passando por engraçadinhos, deixando-nos um leve sorriso no rosto. Com uma clara inspiração no trabalho do grande Bill Watterson - criador da tira "Calvin & Haroldo" -, Daniel Brandão nos apresenta uma personagem completamente diferente do menino e seu tigre mas igualmente carismática. O seu traço é leve porém firme, com storytelling impecável, revelando-nos que domina a linguagem como poucos, dada sua larga experiência no Brasil e no exterior.  

Porém, esse é o grande "problema" da edição. Quando estamos nos acostumando com a personagem - como numa sitcom -, chegamos ao fim e fica uma sensação de que, além de poder ter mais páginas, faltou conteúdo. Longe de mim dizer que é uma edição ruim. Todavia, acredito que faltou um "norte" pra "guiar" a coletânea numa direção mais comercial. Porque potencial há. Uma personagem cativante, que poderia, tranquilamente, ilustrar produtos de merchandising como uma Turma da Mônica da vida.

Bem, talvez não tenha sido à toa que fui eu quem fez essa resenha, não é mesmo? Em resumo: compre. São dez minutos de leitura e diversão. E ainda ouviremos falar mais de Liz. Pelo menos, é o que espero...


Kal J. Moon também é pai de uma linda garotinha, que costuma dizer: "Papai, você só fala besteira! Mas eu não vou largar do senhor, não, viu?"

Trilha Sonora: "Telephone" (Lady Gaga)


Sobre os autores
Daniel Brandão
Co-editou o fanzine Manicomics com o qual foi agraciado com 3 prêmios HQ Mix. Estudou na renomada Joe Kubert School e publicou na DC Comics, Dark Horse, Marvel, Panini, Abril e Maurício de Sousa Produções. Possui um estúdio onde ministra aulas de desenho, quadrinhos e mangá.
     
Liz Bezerra Brandão
Uma linda garota de 8 anos. A inspiração para a criação da personagem principal da tira e co-autora de boa parte das ideias. Ajudou em alguns desenhos e arte-finais. Também colore no computador.






2 comentários :

  1. Oi kal!
    Bela demonstração de amor,eu adorei as tirinhas.Não quero te ofender amigo,mas já te disseram que as crianças são sábias?
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fabi!!!

    "No fundo, todos somos crianças..." (Fera, o mais sábio dos X-men, numa história escrita por Chris Claremont)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...