Resenha [Maratona Nicholas Sparks] “Um amor para recordar” de Nicholas Sparks.

Olá queridos leitores!!!
Trago para vocês a primeria resenha da "Maratona Nicholas Sparks" e espero que gostem e não deixem de comentar, hein!!! rsss

Um Amor para Recordar
Nicholas Sparks| Ano: 1999 (EUA)| ROMANCE  

Sinopse: Landon é um jovem sem metas e irresponsável, que foi punido por ter feito uma brincadeira de mau gosto à um rapaz que quase fica paraplégico. Como punição, o diretor da escola faz com que ele participe da produção de uma peça que está sendo montada, onde se aproxima de Jamie Sullivan, filha do pastor da pequena cidadezinha onde moram, uma garota "certinha" que o ajuda a ensaiar para a peça com apenas uma condição: ele não pode se apaixonar por ela. E, eles se apaixonam, mas Jamie guarda um grande segredo que mudará a vida de ambos para sempre.

Resenha:  Sempre costumo dizer que uma grande história de amor sempre movimenta uma trama bem amarrada e embasada, com personagens cativantes e inesquecíveis que nos fazem repensar e, também, questionar alguns conceitos em relação à vida e às pessoas que nos cercam. Os romances escritos por Nicholas Sparks são exatamente assim! Não preciso dizer que um bom autor, por mais que diga o contrário, sempre recorre a “fórmula do sucesso”. Neste caso, encontramos “Amor+Fé=Redenção”

Para ser sincera, acredito que, praticamente, em todos os livros de Sparks os leitores encontrarão tal fórmula. Não importa “como” tudo acontece e/ou termina. Fato é que, em cada livro de Sparks, notamos uma característica central que perpassa por toda a trama. E, mesmo que  amor esteja sempre presente, o autor sempre vai além. Sparks aborda a questão “fé” é base de sustentação para toda a trama. A fé nesta história não é somente aquela relacionada a Deus, mas aquela que nos faz acreditar em nossos semelhantes. Ah! E o tal “amor” fica em segundo plano, no entanto, também é responsável pela “redenção” dos personagens centrais.

E é o quê os leitores vêem na trajetória de Landon, um típico jovem de 17 anos, revoltado com o divórcio dos pais e sem perspectiva de vida. Ele, ao mesmo tempo, é popular no colégio e um imã para confusões. O mais engraçado é que ele, até então, não acha isso ruim... Ele até gosta! O mesmo tem um grupo de amigos que passa a maior parte do tempo falando mal dos outros alunos, incluindo Jamie – a filha do Pastor. No entanto, o destino de Landon toma outra direção, após se envolver em um acidente que deixa um “amigo” paraplégico. Ele é obrigado, pelo diretor da escola, a participar de uma peça. Nos ensaios, Landon conhece Jamie e, como tem dificuldades para decorar as falas, não vê alternativa senão aceitar ajuda dessa garota esquisita! A princípio, ele faz de tudo para que ninguém saiba das horas que passa na companhia dela, principalmente, seus amigos. 

O interessante nesta história é que ela é contada na 1ª pessoa, ou seja, pelo próprio Landon. E deixa os leitores mais próximos da trama. Tudo parece mais real, humano e identificável. É fácil nos colocarmos no lugar dos personagens e até reconhecermos algumas características de pessoas que fazem parte da nossa realidade. Assim, acompanhamos com expectativa a evolução de um relacionamento (que tinha tudo para não dar certo) entre dois jovens com personalidade e estilo de vida completamente diferente.  

Se, por um lado, temos Landon que admite seus pensamentos vergonhosos e se censura, secretamente, por eles, quando necessário. Pelo outro, vemos Jamie que não tem nenhum problema com a demonstração de fé com o seu semelhante. E Landon odeia isto! (kkkk). Em outra reviravolta, Landon se vê obrigado a convidar Jamie para um baile. E, esta, o faz prometer que JAMAIS se apaixonará por ela.  O quê mais acontece?! Ah! Vocês terão que ler o livro para saber! (rsss).  

Fato é que “Um amor para recordar” não é apenas um livro que fala somente de amor. Ele nos mostra “como” uma pessoa, sem perspectiva de vida e considerada perdida pela sociedade, pode dar a volta por cima e conquistar seu lugar no mundo. Como alguém que não acredita na demonstração do mais singelo afeto, passa a ter fé naquilo que não pode ver, mas apenas sentir.  É gratificante ver Landon realizando todos os sonhos de Jamie. E, ainda, se realizando como ser humano e, assim, tomando as rédeas da própria vida. Afinal, todos merecem uma segunda chance... Certo?!
 
Portanto, preparem-se! Um lencinho não será suficiente! Fica a dica e boa leitura!

Baixar livro, aqui


Adaptação para o cinema

O romance foi adaptado para o cinema, em 2002. E os protagonistas da trama Landon e Jaime foram interpretados por Shane West e Mandy Moore, respectivamente. 

A trilha sonora do filme é composta por músicas de várias bandas, como Switchfoot (banda cristã de rock alternativo da qual me tornei fanzoca) e músicas cantadas pela própria Mandy Moore


 Assista ao trailer do filme:


 Música "Cry", Mandy Moore:







Bjins, Mac.
 

8 comentários :

  1. Oi Mac!
    Depois dessa resenha já sei qual será o próximo livro do Sparks que irei ler e tenho certeza de que irei me emocionar com e com ele.
    Tem post novo no blog Para Sempre,se puder dá uma passada lá?
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi!
      Como ainda não li "Um homem de sorte" e o "Melhor de mim"...tenho que confessar que "Um amor para recordar" continua sendo o meu favorito rssss...foi o primeiro livro que li de Sparks e depois vi o filme e fiquei mais encantada!!!rssss sou suspeita para dizer qq coisa kkkk

      Excluir
  2. Oi! Eu não li o livro mas adorei o filme que está entre os meus favoritos! Adoro os livros de Nikolas Sparks! Se pudesse leria todos mas meu gênero literário está lotado...

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Amanda...adoro seus comentários!!! pois é...eu cofesso que tenho que me desdobrar para ler, pelo menos, um livro de Sparks ao ano!!! shauahau...pq são tantos outros que leio e desejo ler kkkkk e realmente fica difícil de conseguir tempo para todos eles...mas sempre dou u jeitinho...rssss o filme realmente é lindo!!! ah!!! está guardado em um cantinho especial no meu coração..rsss bjinss

      Excluir
  3. OK... Após muitos protestos e ameaças de morte e desdém por parte de minha amiga Mac, COMPREI o filme "Um Amor pra Recordar" (DVD cheio de extras nas Lojas Americanas a R$ 12,99) e, a cada parte em que assistia, passava um SMS contando minha impressão... Bem, gostei do filme, apesar da péssima fotografia (amadora!) e da edição "estranha". Como a grande maioria das adaptações literárias, algumas situações acontecem "rápido demais", como a paixão de Landon ser correspondida, a implicância dele diminuir em relação a Jamie, essas coisas... Mas o filme tem um ponto alto fortíssimo: a trilha sonora com a já citada banda Switchfoot ("Dare You to Move") e a extinta New Radicals com duas canções (amo essa banda de um disco só!!!), dentre outras facilmente reconhecíveis... Alguns personagens não tem o destaque que provavelmente tem no livro mas imagino q tenha sido por conta da inexperiência dos envolvidos - só para ter uma ideia, foi um dos primeiros filmes do diretor Adam Shankman, que anos depois comandaria o musical "Hairspray - Em Busca da Fama" com John Travolta e retorna às telonas em agosto com "Rock of Ages" ao lado de Tom Cruise e grande elenco...

    A história me satisfez e me surpreendeu em alguns pontos, sim. E o ponto alto do filme é mesmo o carisma do casal protagonista... E sim, chorei a beça...

    ResponderExcluir
  4. kkkk vc deveria dizer isso pro Marlo..ele provavelmente vai dizer que vc é um "abortado" como os bruxos costumam se referir aos filhos de bruxos que nascem sem magia...rssss...vai perder um amigo com certeza kkkkkkkk...Brincadeiras a parte, que bom que vc gostou!!! Que venha o próximo, então!! bjinss, MAC.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho esse livro, mas ainda não tive oportunidade de ler. Parece ser uma história linda. Adoro autores que mexem comigo e, se o livro fala de fé e amor, com certeza é perfeito pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju!!! A história realmente é marcante!!!Depois de lê-la, tenho certeza que você vai se apaixonar mais ainda pelos romances de NS!!!bjins e inté (Mac Batista)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...