Resenha Chick-Lit: "Melancia" de Marian Keyes

Chick-Lit: Resenha do livro "Melancia" de Marian Keyes

Olá!!! Primeiramente, gostaria de saber o que vocês entendem por Chick-Lit? Faço esta pergunta porque é  exatamente sobre isso que a minha resenha de hoje abordará. E depois de pesquisar bastante, encontrei uma definição que esclarece de forma clara e concisa sobre esse tema:

" Chick-Lit...Alguns falam mal, outro tanto fala  muito bem. Mas você sabe dizer  exatamente:
O que é  Chick Lit?
Chick-Lit é a literatura  voltada para o sexo feminino, vulgarmente chamada de "Literatura de Mulherzinha".   A despeito de todas as criticas, Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa.  É um gênero que  faz parte da literatura voltada para o entretenimento, cujo objetivo principal é  divertir." (Site: Lost in Chick-lit)


Agora que todos já sabem sobre o quê irei comentar, segue a resenha que fiz do livro Melancia:


MELANCIA de Marian Keyes:  Uma história despretensiosa, emotiva e verossímil...na medida certa! (A.I.L) 

E tudo começa assim..."Claire acaba de dar a luz ao seu primeiro filho quando seu marido, ainda na maternidade, anuncia que irá separar-se, pois mantém um caso com a vizinha casada há mais de seis meses. Ela volta a morar com a excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, a outra demolidora de corações, uma mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha, e um pai à beira de um ataque de nervos".


Pois é, confesso quando li esta sinopse, pensei: "ótimo, mais um livrinho chick-lit, com heroína sofredora e um homem carrasco a tiracolo e que no final encontra o príncipe encantado e vivem felizes para sempre! Então, serei neutra... e não criarei nenhuma expectativa... e se o final for uma droga... este livro entrará para a lista de trocas... rsss...". E assim iniciei minha leitura e nas primeiras páginas já estava querendo zunir para outra galáxia esse tal de James!  Fiquei surpresa com esta reação, justo EU uma taurina equilibrada, com minhas emoções reservadas, estava literalmente "virada no samurai".  Então comentei "pois é... se a Keyes conseguiu despertar tamanha emoção em tão pouco tempo, como ficarei ao decorrer desta leitura?!... melhor, como estarei ao terminar este livro?" Bem tais respostas vocês obterão no final desta resenha... Ou não!^^.


Tirando as partes para lá de dialéticas – no entanto, compreensíveis dadas às circunstâncias – esta estória é daquelas que você se pega sorrindo, rindo e – até mesmo – gargalhando das situações em que a personagem principal é envolvida...  Marian Keyes nos apresenta personagens tão reais que, constantemente, nos perguntamos se ela não tem uma amiga como Claire, com os problemas de Claire, com os questionamentos de Claire.  E vamos mais longe: SE, em algum momento de sua vida, ela não foi a própria Claire?! 

Quem é que não conhece alguém assim? Ou que – no mínimo – passou pelas mesmas situações?  FATO é que em “Melancia”, os personagens criados por Marian Keyes são tão humanos que temos a sensação que não estamos somente lendo uma ficção, mas fazendo parte dela, de forma muito real. E, no decorrer da leitura, testemunhamos o renascimento de Claire que, depois de ir “quase” ao fundo do poço por levar um chute memorável do seu marido, horas depois dar a luz a sua filha primogênita, consegue amadurecer como ser humano e, também, se posicionar como mulher. Ah! E também nos deliciamos com a possibilidade de um novo amor com o adorável Adam – que concorre ao prêmio “Quem não quer um Mr. Darcy?!” (alusão ao personagem de “Orgulho & Preconceito”, Jane Austen) – E nos faz desejar um deste também!


Enfim, “Melancia” – que a princípio me parecia um “cavalinho de tróia” – revelou-se em um romance gostoso de ler, com um enredo despretensioso; no entanto, emotivo e verossímil na medida certa! Tanto que o li em dois dias! E resisti a tentação de não correr para as últimas páginas e saber como terminaria  rssss (Ah fala sério, né?! Quem é que nunca fez isto, que atire o primeiro livro!).


Ah! Estava esquecendo... Este livro não foi para a pilha de trocas (rssss), mas sim para a prateleira de livros que lerei novamente! Abaixo os livros que já foram lançados no Brasil:

  Agora vocês me dão licença que é hora de FÉRIAS regadas a muito SUSHI... 

Sobre a autora:

Marian Keyes é irlandesa e morou em Londres durante doze anos. Estudou na Universidade de Dublin, onde se formou em 1984. Hoje é uma das autoras de maior sucesso no Reino Unido, tendo vendido a peso de ouro os direitos de publicação de seus livros para o mundo inteiro. Los Angeles é o seu sexto romance lançado no Brasil. "Melancia", "Férias!" , "Sushi", "Casório?!" e "É Agora... Ou Nunca", publicados pela Bertrand, atingiram um público de mais de 500 mil leitores. Suas obras já foram traduzidas para mais de vinte idiomas, sempre se destacando nas listas dos mais vendidos. Atualmente, Marian Keyes vive em Dublin com o marido.

Fonte: Lost in Chick-Lit
              Marian Keyes

 

6 comentários :

  1. Olá, Marcinha... Li tua resenha sobre este livro e mesmo não sendo o público-alvo de "chicks-lits" (nem sabia que tinha um termo pra isso), confesso que estou muito curioso pra ler este... E achei a foto da autora bem marota... E vc tem talentos pra resenhas... Gostei desse cantinho... Vou colocar nos favoritos do meu flog pra visitar sempre... Quero resenha de Game of Thrones já!!! ^____^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kal!!! obrigada pela visita e gostei do seu comment!!!
      Agora pedir resenha do "Games of Thrones" é sacanagem,né?! kkkk sabendo que ainda não li o livro! ¬¬ kkkkk mas um dia quem sabe eu posto algo a respeito por aqui?! bjinss e volte sempre, tá?! Ah! assim q vc tiver um tempinha leia Melancia vc vai gostar!!!

      Excluir
  2. Oie! Nunca li livro deste estilo, mas parece bacana! Obs: Já te add,enquanto a mim...vc tinha dito q eu tb estava por aki, mas não encontrei!:-(
    Ah, participe tb pelo twitter! bjs vamos nos falando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janis, tudo bem?!pois é...livros deste estilos são bem legais...assim que puder, experimente ler um! rssss :) ah! já te add, tá?! confere lá...bjinss e vlw pelo comment!!!

      Excluir
  3. Oii, li melância e gostei mto se tivessem 1000 páginas continuaria lendo hihi* minha pergunta é a seguinte todos esses livros (sushi, férias e tals) são uma continuação do melância? (virei fã e já estava me sentindo a personagem kkk)
    (desculpa estar em anônima mas não tenho das contas q são necessárias pra não estar, meu nome é Luana nascimento (é meu nome no face tbm se precisar pra responder ou sei láa...)
    Obrigada =D

    ResponderExcluir
  4. Oi Luana, tudo bom?!

    Fico que feliz que você tenha gostado do livro...é bem legal mesmo...e me rendeu muitas gargalhas...

    Respondendo a sua pergunta: apenas o "Férias" é uma espécie de continuação... não com a Claire, mas com sua irmã. Não vou contar mais nada rsss...pq aí perde a graça, né?!

    Eu ainda não li o "Férias" mas está na minha listinha de "Futuras Leituras"... ;)

    bjins Mac Batista

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...